PRODUÇÃO POR ORDEM
Artigos Científicos: PRODUÇÃO POR ORDEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatrizcosta12 • 3/11/2014 • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 420 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO 3° PERÍODO VESPERTINO
ALLYSON IGOR RAMOS 1321124
BEATRIZ CECÍLLYA COSTA 1321108
MAYARA RÉGIA SOUSA DE MELO 1321301
GESTÃO DE CUSTOS: PRODUÇÃO POR ORDEM
SÃO LUÍS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................4
2. PRODUÇÃO POR ORDEM................................................................5
2.1. DIFERENÇA ENTRE PRODUÇÃO POR ORDEM E PRODUÇÃO CONTÍNUA..............................................................................5
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO POR ORDEM..............................................................................................7
4. SISTEMA DE CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO..................8
5. APLICAÇÃO.......................................................................................9
6. CONCLUSÃO..................................................................................... 14
7. REFERÊNCIAS.................................................................................. 15
1. INTRODUÇÃO
“O custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior; ao contrário do custeio de produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, fundamentalmente para estoque.” Baseado nessa distinção, procedemos à realização deste trabalho, visando esclarecer o conceito, finalidade, características, vantagens e desvantagens, sistema de custeio e aplicação da produção por ordem nas empresas.
2. PRODUÇÃO POR ORDEM
Produção por ordem é a situação na qual a firma tem um processo produtivo não repetitivo e no qual cada produto ou grupo de produtos é mais ou menos diferente entre si. O produto ou o lote de produtos são produzidos atendendo à encomenda de clientes e por isso os produtos não são padronizados e apresentam características bastante peculiares, sofrendo uma grande influência das especificações dos clientes.
Apesar dessa classificação, as empresas industriais também produzem determinados produtos por encomenda e algumas empresas prestadoras de serviços também podem ser classificadas como Produção por Ordem, tais como empresas de auditoria e de segurança, além de produtoras de filmes e programas de televisão.
Nas empresas que possuem o sistema de Produção por Ordem a formação de preço, por exemplo, é mais complexa, pois o produto é único e impede análises comparativas tanto de custos como mercadológicas.
2.1. DIFERENÇA ENTRE PRODUÇÃO POR ORDEM E PRODUÇÃO CONTÍNUA
O sistema de Produção por Ordem caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados. Geralmente, este sistema de produção se dá sob encomenda específica dos seus clientes, tendo início no pedido de vendas.
Em se tratando de um sistema de Produção por Ordem, o procedimento tem início com a negociação de um produto ou de um lote de produtos. Assim que for gerado o pedido de vendas pela área comercial, o processo produtivo dos itens se dará por meio da ordem de produção.
Já o por Produção Contínua caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados, a chamada produção em massa. Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque. Uma unidade de produção é idêntica à outra, os produtos são movimentados no processo de produção continuamente e todos os procedimentos de fábrica são predominantemente padronizados.
A simples previsão de demanda pode ser o motivo que vai impulsionar o processo. Neste caso a ordem de produção deve ser feita para que haja a solicitação de produção, devendo conter todas as informações de especificações do produto e as instruções de produção para que o operador, ao receber o documento, saiba exatamente o que deve ser feito.
No sistema de Produção Contínua é importante observar o estoque mínimo e máximo para que não haja excesso de produtos e, ao mesmo tempo, para que não ocorra falta. Também é importante observar o giro, o qual considera sazonalidades, picos e baixas de vendas, proporcionando ao gestor informações que auxiliam na definição de um volume de produção mais preciso.
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO POR ORDEM
Nas empresas que fabricam por ordem ou encomenda, a formação do preço é mais complexa que nas outras, pois parte das especificações dos clientes, o que torna o produto, normalmente, único. Por outro lado a sua singularidade impede análises comparativas tanto de custos como mercadológicas.
Como a Produção por Ordem pode demorar anos para ser executada, ela é um dos problemas encontrados pela contabilidade para atender às necessidades de todos os usuários. E o principal problema é a forma de reconhecimento (registro contábil) da receita.
Uma outra desvantagem da produção por ordem é o fato da empresa ter a tarefa de prospectar clientes, isto é, o setor de vendas ou de marketing, dependendo de cada empresa, precisa ir em busca dos clientes, sendo portanto um dos fatores pelos quais não existem muitos compradores.
4. SISTEMA DE CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO
O custeio por ordem de produção baseia-se na acumulação dos custos específicos de cada ordem de produção, para cada produto fabricado, assim, é mais apropriado para empresas que se caracterizam dentro da classificação de Produção por Ordem.
Os custos são identificados diretamente com cada ordem de produção e não podem
...