PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo
Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Denispimentel • 3/10/2013 • 3.165 Palavras (13 Páginas) • 624 Visualizações
SUMÁRIO
I – APRESENTAÇÃO-----------------------------------------------------------------------------04
2- Justificativa do Projeto ------------------------------------------------------------------------06
3- Problemática---------------------------------------------------------------------------------------07
4 - OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------07
4.1- Objetivos Geral--------------------------------------------------------------------------------07
4.2- Objetivos Específico--------------------------------------------------------------------------07
5- Fundamentação Teórica ----------------------------------------------------------------------08
6- Metodologia da Pesquisa ---------------------------------------------------------------------08
6.1- Procedimentos Metodológicos --------------------------------------------------------------08
6.2 - Tipo de Pesquisa –Ação ---------------------------------------------------------------------09
6.3 - Abordagem da Pesquisa ---------------------------------------------------------------------09
6.4 – Amostra e sujeitos da Pesquisa -------------------------------------------------------------09
6.5- Instrumentos e Recursos da Pesquisa ------------------------------------------------------10
6.7 - Coleta e Análise de Dados ------------------------------------------------------------------11
9 Referências Bibliográficas ---------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO
A indisciplina nas escolas é um fato. Alastrando-se em diferentes instituições e segmentos do ensino, a falta de limites, o desrespeito e as ocorrências de violência são fatos que se multiplicam entre pais, professores e gestores.
A cooperação entre pais e educadores é, igualmente, indispensável para a reconfiguração da vida estudantil, pois a negociação de metas e linhas de conduta favorece a educação em valores e a conquista da postura crítica e reflexiva entre os alunos.
A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
Este trabalho nos fez refletir que a indisciplina é causada por diversos fatores e que estes precisam ser sanados para que possamos ter um ambiente adequado a favorecer um aprendizado que venha contribuir para o desenvolvimento moral e intelectual da criança que está em processo de formação.
JUSTIFICATIVA
O projeto de intervenção que executaremos na Escola Deraldo Apolinário de Oliveira, primeiramente considera a situação da escola, o mapa econômico, social, cultural e histórico da comunidade a qual está inserida. Não é interessante aqui ofuscar todos os resultados positivos que se obteve nas duas últimas décadas, onde desejos e legitimação de conhecimentos, valores e ideais num espaço tramado por sujeitos que se entrecruzaram durante esses últimos vinte anos.
Nesse projeto o argumento central é que a indisciplina representa um problema a ser pensado sob a perspectiva da gestão escolar. É uma força que coloca em questão o próprio projeto pedagógico da escola, na medida em que consegue afetar não somente as iniciativas e práticas dos professores, mas as finalidades mais amplas que se deseja atingir dentro da sala de aula, que devem ser a aprendizagem, socialização, acesso à cultura e formação do cidadão.
Há várias dimensões a buscar dentro da leitura desta questão.
Porque a indisciplina é mais acentuada no 4º ano do Ensino Fundamental.
A questão colocada anteriormente refere-se ao 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Deraldo Apolinária de Oliveira o que nos fornece a ideia de intervir e atuar mais diretamente com esta turma. A perspectiva aqui apresentada reflete a percepção de todos os profissionais da escola que ressaltam nas expressões de indisciplina da turma.
Essas expressões de indisciplina vêm produzindo um mal estar dentro da escola. Estão presentes diversos sinais de uma crise disciplinar que vem ocorrendo dentro do ambiente escolar e mais especificamente dentro da sala de aula.
• falta de compromisso com os deveres escolares dentro e fora da sala de aula.
• não há cuidados com o material didático, ocasionando constantes perdas dos materiais de uso diário.
•faltas da aula sem justificativa plausível.
• movimentação física constante dentro da sala de aula.
•uso de vocabulário inadequado (palavrões) para agredir colegas e direcionados a alguns professores.
• queda no rendimento de escolaridade. ( entre outros )
Esses sinais de indisciplina revelam ao olhar dos profissionais da escola a necessidade de uma intervenção, tendo em vista as circunstâncias e dilemas com os quais a escola vem lidando.
Em meio à situação vivenciada por todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente com a turma, o que se coloca é a necessidade de uma tomada de decisões baseada em uma linha de ações capazes de transformar este cenário em sala de aula e originar soluções que realmente sejam efetivas.
Além disso, nos parece necessário superar essas dificuldades em casos isolados em todas as turmas da unidade. Assim, as ações serão consideradas válidas dentro de toda comunidade escolar, com a finalidade de produzir uma visão coletiva, que alimente e direcione os esforços de toda a equipe no sentido que não ocasione espaço de esvaziamento das iniciativas empreendidas.
É importante destacar que as diretrizes para o enfrentamento da indisciplina, estejam afinadas com o projeto pedagógico da escola, e que as ações asseguradas empreendidas devem refletir a visão pedagógica da escola, onde explicita
...