PROGRAMA AMBIENTAL DE LAGOA VIVA
Projeto de pesquisa: PROGRAMA AMBIENTAL DE LAGOA VIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iasnaya • 27/10/2014 • Projeto de pesquisa • 524 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
des que se localizam próximas às suas plantas industriais, quanto nas demais comunidades alagoanas.
1.1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL LAGOA VIVA
Localizado no bairro do Pontal da Barra, comunidade vizinha à unidade industrial de Cloro Soda da Braskem, em Alagoas, o programa promove oficinas dedicadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local. Ao longo dos anos, vem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do entorno, configurando-se como uma ação de grande importância para a região e sendo inclusive agente influenciador de políticas públicas nas cidades de Alagoas. Desde o início do programa, em 2001, mais de 480 escolas de 39 municípios alagoanos foram atendidas, alcançando, indiretamente, 236 mil pessoas em educação ambiental.
3. COMUNICAÇÃO DENTRO DAS EMPRESAS
Toda e qualquer forma de comunicação é agregada de valor. Cada homem ocupa lugar e tempo específicos no mundo e é responsável por suas atividades, que ocorrem na fronteira entre o eu e o outro, demonstrando a importância capital que tem a comunicação (Bakhtin, 1992). Essa importância também se destaca no campo das organizações, pois, segundo Girin (1996), as empresas possuem sistemas de atividades comunicativas voltadas para a atividade e para a ordem social, além de dispor de uma série de atos de comunicação ligados à definição e execução dos objetivos da empresa.
A comunicação exerce relevante papel no ambiente organizacional. Bourdieu (1996), Chanlat (1993) e Habermas (1984) ressaltam-na como um dos principais norteadores das organizações e mostram a importância dos estudos na área. A comunicação informal entre pessoas passou a ser vista como geradora de aumento de produtividade na escala de relações humanas. Ultrapassa a condição de simples instrumento gerencial para a transmissão de ordens para tornar-se uma área estratégica e para alcançar a função de construção de um universo simbólico que, em conjunto com as políticas administrativas de recursos humanos, aproxima e integra os variados públicos aos objetivos e princípios da organização.
Apesar da crescente importância que vem sendo atribuída à comunicação nas organizações, Curvello (1997) acredita que há, dentro delas, muitas barreiras a um livre fluxo de ideias e opiniões, ocasionando contradições no trabalho. Esse mesmo autor concorda com o pensamento de Aktouf (1996, p. 136) de que a comunicação organizacional, tal como é conduzida, teorizada e tradicionalmente ensinada, visa muito mais ao controle e à dominação das situações e dos empregados do que “colocar em comum”.
4. CONCLUSÃO
Percebe-se que o mundo globalizado é competitivo vem fazendo com que as empresas tenha uma visão mais ampla, isso possibilita alcançar um mercado mais diversificado, satisfazendo a real necessidade dos consumidores. Com isso vem trabalhando com muito mais eficiência na comunicação para o desenvolvimento e no marketing para a imagem de uma empresa
...