PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS
Trabalho Escolar: PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizSantosPeu • 25/3/2015 • 4.118 Palavras (17 Páginas) • 207 Visualizações
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
P. P. R. A
EMPRESA:
CONSTRUÇÕES E INSTALAÇÕES AVELAR LTDA
CNPJ: 16.948.937 / 0001 - 23
AGOSTO 2007
CONSTRUÇÕES E INSTALAÇÕES AVELAR LTDA
P.P.R.A.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
END.: Avenida das Indústrias, 250 – Bairro: Lameirão II – Várzea da Palma – MG.
DADOS SOBRE A EMPRESA:
RAZÃO SOCIAL: Construções e Instalações Avelar LTDA
ENDEREÇO: Av. das Indústrias, 250 – Bairro Lameirão II – Várzea da Palma / MG
TELEFONE: (38) 3731 - 1893
CNPJ : 16.948.937/ 0001 - 23
INSCRIÇÃO ESTADUAL: 708 / 333.737.0005
CNAE: 28.42-8
GRAU DE RISCO: 03
ATIVIDADE: Fabricação de Artigo de Serralheria – Exclusive Esquadrias.
N° DE FUNCIONÁRIOS: 02 (dois) funcionários
HORÁRIO FUNCIONAMENTO 44 horas semanais
PERIODO DE ATENDIMENTO: Agosto 2007
1. INTRODUÇÃO
Conforme disposto na Norma Regulamentadora (NR-9), publicada na portaria nº 25 – MTB, de 15 de fevereiro de 1985, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
Sugere-se, portanto, que qualquer empreendimento, projeto, processo, atividade, produto, programa ou política manifesta-se direta ou indiretamente como um provável agente promotor de impacto em uma determinada organização ambiental.
(CAMPOS, 2001).
No contexto em que se estabelece a NR-9, ressalta-se a imprescindibilidade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), articulado com as demais NR`s, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), por parte de todos empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, tendo em volta a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes ou potenciais no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
2. METODOLOGIA
A. ANTECIPAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS RISCOS
Na fase de antecipação de riscos ambientais foram avaliados os projetos propostos para a implantação de novas instalações, métodos e processos de trabalho, bem como suas alterações, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.
Na fase de reconhecimento de riscos foram adotados os seguintes critérios:
(1) identificação; (02) determinação e localização das possíveis fontes geradoras; (3) identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho; (4) determinação do número de trabalhadores expostos e identificação das funções; (5) caracterização das atividades e do tipo de exposição; (6) obtenção de dados preexistentes na empresa, que possam indicar um possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; (7) determinação dos possíveis danos à saúde correlacionados aos riscos identificados, em concordância aos dados disponíveis na literatura técnica; e (8) descrição das medidas de controle já existentes.
De acordo com o disposto na NR-9, os riscos ambientais foram classificados da seguinte forma:
Agente Tipo
Físico Ruído, vibração, pressão, radiação ionizante e não ionizante, temperaturas e umidade.
Químico Substância que possam penetrar via respiratória na forma de pó, fumos, névoas, gases, vapores ou neblinas.
Biológicos Vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas.
B. PRIORIDADES E METAS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
As prioridades e metas de avaliação e controle foram determinadas a partir das informações obtidas de avaliações realizadas durante as fases de antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais.
O escopo básico deste subitem fundamenta-se na concepção de planos de ação em consonância a um cronograma de atividades.
C. AVALIAÇÃO DOS RISCOS E DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES
As avaliações dos riscos ambientais e da exposição dos trabalhadores foram efetuadas em conformidade às metodologias previstas pela NR-15 e por normas técnicas preexistentes, procedentes da ACGIH, NIOSH e OSHA.
Esta etapa visa sumariamente: (1) comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento; (2) dimensionar a exposição dos trabalhadores; (3) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
Categoria dos Riscos
CATEGORIA ESPECIFICAÇÕES
I. Leve a) Percepção do agente através dos sentidos
Abaixo de 50% do limite de tolerância
II.Moderada/advertência a) Percepção
...