PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADUBO ORGÂNICO: ESPERANÇA DE UMA NOVA TERRA.
Por: Niell Alves • 6/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.848 Palavras (8 Páginas) • 2.064 Visualizações
[pic 1] | IFPE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – CAMPUS GARANHUNS |
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ADUBO ORGÂNICO: ESPERANÇA DE UMA NOVA TERRA.
Daniel Alves da Horta
Samara Emmanuelle da Silva Alves
Laura Taiza de Freitas Cavalcante
Polyana Kelly Cantilino Nascimento
GARANHUNS-PE
12 /2015
SUMÁRIO
- Introdução ........................................................................................................3
- Resumo ..........................................................................................................4
- Objetivos...........................................................................................................5
- Justificativa........................................................................................................6
- Metodologia.......................................................................................................8
- Resultados Esperados .....................................................................................9
- Acompanhamento e Avaliação .......................................................................10
- Cronograma.....................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
O projeto de intervenção apresentado almeja trabalhar a adubação orgânica nas dependências do IFPE Campus Garanhuns, capacitando todos os atores envolvidos (alunos e funcionários) bem como, posteriormente, a comunidade circunvizinha ao campus. O Campus Garanhuns apresenta um solo bastante desgastado e aparentemente pouco fértil, faltando-lhe assim, matéria prima suficiente para gerar produtividade na horta e no jardim presentes no campus, sendo de suma importância, a adubação orgânica.
A adubação orgânica utiliza resíduos cujo descarte causaria impactos ambientais. Trata-se da utilização de restos de alimentos, esterco, palhas, capins, lixo, serragem, restos de culturas e capinas cama de estábulos ou galinheiros, bagaços, ou farinha de ossos e farinha de carne, entre outros, que se transformam em húmus através da decomposição. Um dos pontos fortes da adubação orgânica é seu tempo de duração. O processo de absorção dos nutrientes orgânicos envolve a decomposição e mineralização. Assim, a adubação orgânica é uma fonte de nutrientes lenta e duradoura.
- RESUMO.
ADUBO ORGÂNICO: ESPERANÇA DE UMA NOVA TERRA.
A adubação orgânica utiliza resíduos cujo descarte causaria impactos ambientais. Trata-se da utilização de restos de alimentos, esterco, palhas, capins, lixo, serragem, restos de culturas e capinas cama de estábulos ou galinheiros, bagaços, ou farinha de ossos e farinha de carne, entre outros, que se transformam em húmus através da decomposição. Um dos pontos fortes da adubação orgânica é seu tempo de duração.
Este projeto consiste na sensibilização dos alunos, funcionários e demais atores envolvidos no engajamento de criação de novas idéias que ao longo de sua pratica venha desenvolver conscientização para as gerações atuais e futuras.
Portanto aflorando a educação ambiental, sendo geradores de idéias renovais e por finalidade criando formas de auxilio ao meio ambiente.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
- Produzir o adubo natural e utilizá-lo como fertilizante em hortas e jardins do campus.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar os alunos do IFPE campus Garanhuns a contribuir com a coleta de materiais que possam ser utilizados na fabricação do adubo orgânico.
- Promover a coleta de matéria-prima dentro do campus Garanhuns pelos próprios alunos e funcionários, bem como os demais atores envolvidos no projeto.
- Separar um espaço dentro do campus para produção do adubo.
- Utilizar o adubo produzido em hortas e jardins do campus.
- JUSTIFICATIVA
A adubação orgânica proporciona uma melhor utilização do lixo orgânico, pois a sua reciclagem faz diminuir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, proporcionando assim uma redução do lixo. O objetivo da adubação orgânica é proporcionar ao solo o aumento de sua fertilidade e da sua atividade biológica, fornecendo os nutrientes necessários para a melhora das suas características físicas e biológicas.
Caracterizam-se por liberar gradualmente elementos que são necessários ao solo, tais como: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), enxofre (S) e magnésio (Mg). Possui uma ação mais lenta que o adubo químico, mas não oferece nenhum perigo às plantas, pelo contrário, torna a estrutura do solo mais porosa, beneficiando a oxigenação das raízes.
Os principais efeitos do adubo orgânico sobre as propriedades físicas do solo são: melhoria da estrutura, aeração, armazenamento de água e drenagem interna do solo. Favorecem a diminuição das variações bruscas de temperatura do solo que interferem nos processos biológicos do solo e na absorção de nutrientes pelas plantas.
O processo de compostagem também mostra sua importância em circunstâncias onde os resíduos depositados na natureza de maneira inadequada, causando o desequilíbrio do meio ambiente são processados de maneira adequada até que se torne um fertilizante orgânico, rico em nutrientes essenciais e com propriedades benéficas a manutenção adequada dos solos.
Visando a melhoria do solo onde estão localizados os canteiros e os jardins do campus e também a redução do lixo orgânico produzido no mesmo é que se pensou na realização do projeto de compostagem como uma forma de incentivar todos os membros da comunidade IFPE campus Garanhuns, a colaborar com a produção do composto, a fim de sensibilizar para os benefícios do adubo orgânico e do reaproveitamento dos materiais orgânicos que são descartados diariamente no meio ambiente.
...