PROJETO DE ENTREVISTA
Projeto de pesquisa: PROJETO DE ENTREVISTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: surabello • 8/5/2014 • Projeto de pesquisa • 440 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO
- Identificação da Instituição: ...
- Carga horária: 16 horas
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Coordenador pedagógico da escola.
- Temática: Escola e família – Parceiras no processo de aprendizado do aluno.
- Introdução:
Na atualidade, onde as famílias tem passado para a escola a função de educar e instruir os filhos, cobrando dos professores e gestores que sejam passados valores morais, princípios, boas maneiras e até hábitos de higiene pessoal para a criança, sendo o motivo principal a falta de tempo devido o excesso de trabalho, se torna necessária a intervenção da gestão escolar com o foco de trazer esses pais para a rotina que se dá no processo de desenvolvimento que não é só do aluno, mas da família.
Sabendo que é a parceria entre Escola e Família que resulta o pleno desenvolvimento do aluno em toda sua vida escolar, é preciso buscar firmar parceria com essas famílias, através de eventos que envolvam toda a comunidade escolar, firmando laços indissóciáveis, não só entre professores, gestores, pais e alunos, mas principalmente aflorar as relações afetivas entre a própria família, que muitas das vezes possuem relações distantes.
- Justificativa;
Hoje, o espaço escolar é o principal lugar de socialização da criança, sendo ele um lugar privilegiado para a difusão do conhecimento, expansão intelectual e afetiva do aluno. Sendo assim, para que ocorra um desenvolvimento de forma proveitosa, faz se necessária a participação ativa da família na vida de seus filhos, da educação infantil ao ensino médio.
A convivência e o relacionamento familiar são fatores relevantes para o
bom desempenho da criança. Assim, cabe à família fazer a mediação da
criança e jovens entre ela, o mundo e a escola. Ajudá-la na adaptação, são
fatores fundamentais para seu desenvolvimento educacional e social. A família
na vida escolar das crianças é a raiz, ou seja, é na família que se definem
fundamentos de vida afetiva, moral e ética. A escola surgiu como uma
necessidade social, com o objetivo de dar auxílio para que o indivíduo se situe
como pessoa criadora e conhecedora de seus propósitos.
É importante que os pais demonstrem interesse em tudo no que diz respeito à escola do filho, para que ele perceba que estudar é algo prazeroso e indispensável para a vida. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve se proceder da maneira constante e consciente, integrando-se ao processo educacional, participando ativamente das atividades da escola. Essa interação só tem a enriquecer e facilitar o desempenho escolar da criança.
Diante desta realidade, os pais devem deixar bem claro para os filhos a
importância de estar frequentando a escola, mostrando as vantagens
oferecidas
...