PROJETO DE INTERVENÇÃO E LUTA BALANÇO NA ESCOLA
Projeto de pesquisa: PROJETO DE INTERVENÇÃO E LUTA BALANÇO NA ESCOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maruanmustafa • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 360 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
BETHÂNIA ROMEIRO DOS SANTOS
LEILA JAMIL MUSTAFA
PROJETO DE INTERVENÇÃO E COMBATE AO
BULLYING NA ESCOLA, MUNICÍPIO DO CHUÍ-RS
Londrina 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
BETHÂNIA ROMEIRO DOS SANTOS
LEILA JAML MUSTAFA
PROJETO DE INTERVENÇÃO E COMBATE AO
BULLYING NA ESCOLA, MUNICÍPIO DO CHUÍ-RS
Trabalho de portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Trabalho Profissional, Política Social II, Políticas Públicas da Família, Metodologia da Pesquisa e Direito e Legislação Social.
Orientador:_______________________
Londrina 2013
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................3
1. Bullying..............................................................................................4
2. Impacto do bullying nas escolas........................................................5
3. Metodologia.......................................................................................5
4. Procedimento.....................................................................................6
5. Resultados..........................................................................................6
6. Opções para o combate do bullying...................................................8
7. Conclusão .........................................................................................9
Referências.......................................................................................10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo minimizar comportamentos violentos nas escolas, através do envolvimento dos professores e alunos em ações que promovam o respeito ao próximo e à dignidade humana.
A proposta do trabalho é demonstrar as causas e consequências do Bullying dentro da sociedade bem como auxiliar professores e profissionais da educação a compreenderem sinais de violência, dentro do ambiente escolar.
Torna-se necessário conscientizar os profissionais desta área que eles podem e devem intervir a este tipo de conduta, que muitas vezes é visto como uma simples brincadeira de criança, e não como um problema a ser resolvido.
O bullying encontra-se presente na maior parte das escolas, sendo conceituado como um tipo de comportamento agressivo com caráter específico.
Este cenário de violência que atinge a sociedade brasileira não é diferente do que ocorre em outras culturas, mas lamentavelmente o Brasil foi apontado como campeão em Bullying ao ser comparado com outros países como Argentina, Espanha, Chile e México. (FANTE E PEDRA, 2008, p.49).
É diante deste cenário que consideramos uma maior consciência sobre este tema que envolve não só alunos e professores, mas também atinge a sociedade como um todo, partindo nas escolas chegando as ruas e finalmente nas casas desses jovens que sofrem o preconceito.
Uma criança que sai da escola para sua casa, normalmente teria que chegar em casa com um bom aprendizado, sua mochila e seu material didático, mas não é isso que vemos, as crianças com a violência que sofrem hoje em dia pelo Bullying, chegam em suas casas tristes, abatidas e carregam em suas mochilas ofensas, preconceitos e traumas que para o resto de suas vidas tentarão superá-los.
Durante o trabalho faremos uma pesquisa onde será feito o questionário de Dan Olweus (1993) relacionado ao bullying, adaptado para o português, será feita uma pesquisa exploratória, com perguntas de múltipla escolha e serão entrevistados alunos de 3 escolas do município do Chuí.
O município do Chuí segundo dados do IBGE, tem uma população estimada para 2013 de 6.269 habitantes, sua área territorial estima-se em 202,552 quilômetros quadrados, o índice de desenvolvimento humano (IDHM) no ano de 2010 era de 0,706.
1. Bullying
Os primeiros estudos sobre bullying foram feitos por Olweus, baseando-se tanto em razões teóricas quanto na descrição da realidade escolar e sua necessidade de intervenção.
O Bullying apresenta algumas características específicas do comportamento agressivo (Olweus, 1993), sendo elas:
Intencionalidade – Crianças que apresentam comportamento de bullying atuam intencionalmente, e causam desconforto nas crianças que sao mais frágeis, com o objetivo de obter prestígio, respeito e as vezes, dinheiro ou outros objetos de valor;
Repetição – A vítima é alvo
...