PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM V GESTÃO AMBIENTAL
Por: coutinhosilva • 15/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.484 Palavras (10 Páginas) • 526 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
JORGE AUGUSTO COUTINHO DA SILVA – RA 1991846
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM V
GESTÃO AMBIENTAL
SABESP
LONDRINA – PR
2021
JORGE AUGUSTO COUTINHO DA SILVA – RA 1991846
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM V
GESTÃO AMBIENTAL
SABESP
Trabalho de desenvolvimento e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Climatologia, Matemática Financeira, Gestão de Resíduos Sólidos, Efluentes e Emissões, Plano de Negócios, realizado por pesquisa referente a empresa SABESP. Apresento a Universidade Paulista (UNIP) na realização do projeto integrado multidisciplinar (PIM V).
LONDRINA – PR
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................5 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................7 CLIMATOLOGIA.................................................................................................7 MATEMÁTICA FINANCEIRA..............................................................................9 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES E EMISSÕES ...................10 PLANO DE NEGOCIOS ....................................................................................11 CONCLUSÃO....................................................................................................12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................13
RESUMO
A base deste PIM é a disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos, Efluentes e Emissões ao qual foi feito a análise de uma empresa de tratamento de água e esgoto, utilizando os conceitos estudados nas disciplinas de Climatologia, Matemática Financeira e Plano de Negócios, onde ocorre à relação das disciplinas com a referida empresa que para o mesmo fora escolhida a SABESP – Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo, analisando, portanto o lugar onde a empresa se encontra os gastos do mesmo para com o tratamento do esgoto e um plano de negocio para que a atuação seja feita de maneira eficaz.
Palavra-chave: Climatologia; Matemática Financeira; Plano de Negócios.
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa visa contribuir para a formação do tecnólogo em Gestão Ambiental afim de que o mesmo exerça sua profissão de forma competente e inovadora, pois os conhecimentos deixarão de ser vistos de maneira disciplinar e isolada, para serem percebidos por meio de uma perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar.
Para tal, os alunos deverão realizar o levantamento das características e das práticas existentes em uma organização e tecer a relação com as teorias desenvolvidas na disciplina.
O trabalho busca inserir o aluno nas praticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem a fim de que atue profissionalmente como um agente facilitador das estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.
O presente trabalho faz com que o aluno consiga descrever as características organizacionais por meio de pesquisa e analise de informações que auxiliam nos comentários conclusivos; proporciona ao aluno condições para que se apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos e que o mesmo colabore no processo de ensino-aprendizagem; possibilita que o aluno tenha uma ampla visão das dificuldades que existem na implantação, na execução e na avaliação dos modelos administrativos e com isso o mesmo terá condições de adquirir conhecimento para que realize trabalhos conclusivos.
O projeto foi construído com embasamento teórico através de consultas bibliográficas consistentes e comprovadas para que se facilite a interpretação e a avaliação das informações obtidas como análise.
A empresa escolhida para se desenvolver as consultas e realizar o presente trabalho foi a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP a mesma é uma empresa brasileira que possui a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no estado de São Paulo. A mesma foi criada em 1973 pelo governador Laudo Natel através da Lei Estadual no119, de 29 de junho.
Originando-se da fusão de algumas empresas como a Comasp – Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo; Sabesp – Saneamento de São Paulo; Saec – Superintendência de Águas e Esgotos da Capital; Fesb – Fomento Estadual de Saneamento Básico; SBS – Saneamento da Baixada Santista e a Sanevale – Saneamento de Vale do Ribeira.
O presente estudo analisou a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e a ETA – Estação de Tratamento de Água da companhia Sabesp que atua em várias regiões do Brasil e para o desenvolvimento do mesmo a pesquisa foi focada na região metropolitana de São Paulo.
DESENVOLVIMENTO CLIMATOLOGIA
O clima de um lugar depende de estudos que duram pelo menos 30 anos, pois será analisada a variação da temperatura, da umidade, do tipo de chuva e das estações do ano, pois as mesmas podem ser secas, úmidas, chuvosas dentre outras.
Portanto o clima é definido por Max Sorre como “Sucessão habitual do tipo de tempo num determinado local da superfície terrestre”. De acordo ainda com a climatologia se tem os elementos que nos possibilitam definir o clima da região ou do local escolhido.
Temos então a umidade que mede a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera; a pressão atmosférica que é à força do ar sobre a superfície; a temperatura essa registra a medida do calor da atmosfera.
E de acordo com a presente pesquisa segue alguns fatores da região metropolitana de São Paulo, um dos lugares de atuação da SABESP, empresa escolhida para desenvolver o presente trabalho.
A região metropolitana de São Paulo tem um clima tropical, pois o verão é quente e úmido e o inverno frio e seco. Tem-se percebido que ao longo dos anos a umidade relativa do ar tem diminuído em 7%, isso acaba por fazer com que o ar fique pesado prejudicando a respiração e causando dificuldades para que se realizem algumas atividades.
...