PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Por: Gte54664teek • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.161 Palavras (13 Páginas) • 336 Visualizações
1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A empresa Natura: Bem Estar Bem foi criado por Antonio Luiz da Cunha Seabra no ano de 1969, quando o mesmo abriu uma loja e uma fábrica no bairro da Vila de Mariana no estado de São Paulo. Por volta do ano de 1974 foi realizada a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, quatro empresas que compunham o sistema Natura, originariam de parcerias com outros empreendedores, foram então incorporadas à Natura Cosméticos, onde se tornou uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil.
A Natura é uma empresa de origem brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, dentre muitos outros itens essenciais para a vida humana. Hoje está presente no Brasil em geral, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de extensão para os Estados Unidos da América.
O número de funcionários, chamados na empresa de “colaboradores” atingiu 7.000 no ano de 2013, e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.
Imagem 01: Slogan da Empresa
Fonte: Wikipédia
A empresa Natura, atua no mercado da indústria de cosméticos há 47 anos tem sua sede na cidade de Cajamar em São Paulo, Brasil, com o Presidente Roberto Lima conduzindo todas as bases para que possa ser manter reconhecida no mercado da beleza.
Desde sua origem modesta a empresa sempre se inspirou em duas paixões, a cosmética como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas como grande expressão da vida.
A empresa buscar criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões socioeconômica e ambiental, além de acreditar que resultados sustentáveis são alcançados por meio de relações de qualidade, por isso busca manter canais de diálogo abertos com todo o seu público.
A missão, a razão de ser e a crença da empresa se concretizam nos seguintes aspectos:
Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
Razão de Ser: É criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do individuo consigo mesmo, com o seu corpo. Estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do individuo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.
Crenças: A vida é um encadeamento de relações; nada no universo existe por si só, tudo é interdependente; acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações; a busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade; o compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações; quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo; a busca da beleza, legítimo anseio de todo o ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações; a empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
2. CONTABILIDADE
Podemos definir que a Contabilidade é a ciência que desenvolveu uma metodologia que capta, registra, acumula, resume e analisa todos os fatos econômicos e financeiros que ocorrem em uma entidade.
No entanto, se faz a necessidade de dividir a contabilidade em três funções distintas que são exercidas pela mesma: 1) Orientação: compreende a elaboração de relatórios contábeis por meio dos quais é comunicada a situação econômica e financeira da entidade. Podemos dizer que aí temos a essência da contabilidade, pois seu objetivo é o fornecimento de informações úteis. 2) Controle: constitui-se de processos pelos quais a administração é informada de que a entidade está agindo de acordo com os planos e as políticas anteriormente estabelecidas.3) Registro: para que possam existir controle e orientação, é necessário que os fatos econômicos e financeiros que ocorrem numa entidade sejam registrados. Compreende o registro, a análise e a classificação dos fatos, bem como a escrituração e o arquivo dos documentos gerados pelos fatos.
2.1 Dados Contábeis
Para se obtiver a situação de liquidez da empresa utilizar-se-á o meio de expressão consolidada, onde foram reunidas as informações de todas as empresas que atuam no mercado da empresa Natura para se tiver informações mais abrangentes.
Imagem 02: Balanço Patrimonial da Empresa
Fonte: Investing
Liquidez corrente é a comparação do quanto uma empresa tem em dinheiro, bens e direitos realizáveis em curto prazo com suas dívidas a serem pagas no mesmo período. O cálculo é obtido através da divisão do ativo circulante com o passivo circulante.
Liquidez seca – somente se distingue da liquidez corrente porque exclui a conta Estoques do ativo circulante. O resultado da liquidez seca é feito da seguinte forma:
Imagem 03: Demonstração de Resultado da Empresa
Fonte: Investing
Imagem 04: Demonstração do Fluxo de Caixa
Fonte: Investing
2.2 Grau de Endividamento
Realizar os cálculos para o grau de endividamento é de extrema importância para uma determinada empresa. Seus cálculos constituem valores do passivo circulante e do ativo circulante. Seus dados demonstram o quanto à empresa pode gerar dívidas para conduzir um negócio.
Assim temos: Ele é calculado dividindo-se o valor total de passivos pelo total de ativos e multiplicando por 100 para se obtiver um índice percentual.
No passivo temos: (contas a pagar + fornecedores + empréstimos + financiamentos + impostos + salários + exigíveis
...