PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III)
Por: Mauro.mend • 12/11/2019 • Projeto de pesquisa • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 1.200 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III)
ALUNO: RA:
SÃO PAULO
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III)
ALUNO:
Projeto Integrado Multidisciplinar III
para obtenção do título de Gestor da Qualidade
apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientadores: Alexandre Fernandes
Ana Carolina Bueno
Valdice Pólvora
SÃO PAULO
2019
Resumo
Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM IV), referente ao projeto de pesquisa realizado no Segundo bimestre do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade da Universidade Paulista – UNIP, realizada na cidade de Santos, estado de São Paulo na empresa ferroviária e demonstra como são aplicados os conceitos da qualidade na empresa e terá o intuito de demonstrar na prática o funcionamento atual da empresa com base em estudos das disciplinas Ferramentas da Qualidade – Controle e Melhoria, Gestão de Processos e Dinâmica das Relações Interpessoais e o que se pode fazer para melhorar, com base em estudos dedicados a tais disciplinas durante o semestre o que tem por objetivo final inserir o aluno nas práticas gerenciais da qualidade nos conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e de campo.
Palavras-chaves: Qualidade, Melhoria, Processos e Dinâmica.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 FERRAMENTAS DA QUALIDADE – CONTROLE E MELHORIA
2.1 QUALIDADE NA EMPRESA
2.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA
3 GESTÃO DE PROCESSOS
3.1 PATRIMÔNIO
3.2 BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
3.2 BALANÇO CONTÁBIL DA EMPRESA
3.3 QUADRO DO BALANÇO PATRIMONIAL
3.4 LIQUIDEZ DA EMPRESA
3.5 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA
4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
4.1 CALCULANDO A MÉDIA
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM III) vem apresentar a empresa do ramo ferroviário, que é uma operadora logística e atua no transporte de carga e administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela está entre uma das maiores ferrovias de carga do mundo.
As principais cargas transportadas pela operadora são: contêineres, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.
A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A malha conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região sudeste.
Possui em seu quadro funcional 5.955 funcionários efetivos de várias áreas, tendo a gerência de manutenção a área que atua na gestão de manutenção dos veículos ferroviários. A gerência de manutenção não só atua na manutenção dos veículos ferroviários, mas também, gerencia o controle de treinamentos dos funcionários, gastos com materiais.
O intuito do presente projeto é demonstrar através de pesquisa realizada na empresa através de entrevistas, levantamentos financeiros, planejamento e metas a serem alcançadas utilizadas através das disciplinas cursadas no bimestre, que são fundamentos da qualidade, contabilidade e estatística aplicada.
Toda pesquisa procura entrelaçar o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso e aplicá-lo de forma prática no funcionamento da empresa, tentando assim, harmonizar e otimizar o funcionamento de qualquer empresa e que serve para qualquer segmento.
2 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
A qualidade está influenciando muito as empresas hoje em dia, execuções de atividades simples ou complexas, processos de fabricação, reparos, tecnologias e muitas outras coisas estão exigindo bastante das empresas.
2.1 QUALIDADE NA EMPRESA
Na a cobrança pela qualidade na manutenção dos seus veículos ferroviários não é diferente, pois, a empresa utiliza-se de seus vagões e locomotivas que devem estar em perfeitas condições para o transporte de cargas.
Para que os vagões e locomotivas possam transportar essas cargas eles passam por uma rigorosa inspeção e manutenção para garantir tanto a segurança operacional que é o transporte do produto como a segurança pessoal, pois, esses veículos ferroviários por muitas vezes cruzam-se por grandes cidades.
As políticas de controle da qualidade na empresa também é muito importante e rigorosa, e não é admissível descartar materiais sem que estes realizem uma análise detalhada e garanta que não haja desperdícios, pois, os custos das peças e ou componentes desses ativos são bastante elevados.
No setor de manutenção da empresa há um processo de teste não destrutivo realizado por ensaio de partículas magnéticas, verificando através de magnetização se o material realmente está em condições de reutilização e assim, visando garantir com muita eficiência que a peça ou componente não apresentará defeitos.
Segue abaixo um exemplo do processo de controle de qualidade:
Ensaio de Particulas Magnéticas
[pic 1]
[pic 2]
Foto: Própria
2.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA
[pic 3]
O organograma acima faz parte de um dos setores de manutenção de vagões e uma sequência por ordem cargos e que demonstra que o sistema da empresa está bem planejada para garantir que o processo de manutenção seja realizado com a qualidade desejada.
3 CONTABILIDADE
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativa à administração econômica. (Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.
...