PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
Por: Pmodesto • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 494 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANAHANGUERA DE SANTO ANDRÉ[pic 1]
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DIEGO COUTINHO DA SILVA - RA: 2584652890
MARIA HELENA LOPES DE SOUSA – RA: 5959911261
PRICIANA OLIVEIRA MODESTO – RA: 2586679079
PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR (PROINTER I)
SANTO ANDRÉ
2017
DIEGO COUTINHO DA SILVA - RA: 2584652890
MARIA HELENA LOPES DE SOUSA – RA:5959911261
PRICIANA OLIVEIRA MODESTO – RA: 2586679079
PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR (PROINTER I)
Subtítulo (se houver)
[pic 2]
Projeto interdisciplinar apresentado ao curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera como requisito parcial á obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.
Tutora Eletrônica: Cinthia Pedrazani
Tutor de Sala: Sátiro Souza
SANTO ANDRÉ
2017
1 INTRODUÇÃO
A palavra empreendedora (entrepreneur) tem origem francesa e seu significado é aquele que assume riscos e começa algo novo.
Um empreendedor não é somente um fundador de novas empresas ou um construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, e o impulso de talentos, a dinâmica de ideias. (Chiavenato 1900).
Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade e imaginação. Seguindo este raciocínio; a professora Maria Inês Felippe3 defende a idéia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação. A auto-avaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.
Vera Pati7 elenca algumas características que formam o perfil do empreendedor de sucesso: · é motivado pelo desejo de realizar; · corre riscos viáveis, possíveis; · tem capacidade de análise; · precisa de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las; · sabe onde quer chegar; · confia em si mesmo; · não depende dos outros para agir; porém, sabe agir em conjunto; · é tenaz, firme e resistente ao enfrentar dificuldades; · é otimista, sem perder o contato com a realidade;
A importância do empreendedorismo é essencial para geração de riquezas dentro uma cidade, estado e ou país, sendo assim promovendo o crescimento econômico deste e melhorando as condições e qualidade de vida da população, além de gerar empregos e renda para os seus.
2 DESENVOLVIMENTO
Empreendedor que se aventura a realização de coisas difíceis, ou fora do comum; ativo, arrojado.
Sem inovação não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital, e o capitalismo não o impulsiona. (Joseph Schumpeter 1949).
QUESTIONÁRIO
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Pet Shop Anima Pet Ltda.
Endereço: Rua do Arquipélago, 97. Parque São Lucas
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Ramo de Atividades: Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
Produtos e/ou serviços: Produtos e/ou serviços: Higiene e embelezamento de animais domésticos
Data de Início das atividades: 09/09/2014
Entrevistado: André Ferreira Rodrigues (Sócio- Administrador)
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
André: A oportunidade de ter meu próprio negocio, além de almejar sucesso, dedicação profissional e realização pessoal.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
André: Sim, minha mãe.
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
André: Sim, na faculdade.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
André: Sou formado em Recursos humanos. Considero válida toda experiência da vida profissional, trabalho que exerci em outras empresas, e experiência pessoal faculdade.
5) Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?
André: Porque vivemos em um país, em que tudo tem um custo muito elevado, impostos, taxas, serviços. E ser um empreendedor no Brasil vem o receio de não dar certo, você conseguir chegar ao topo e depois despencar.
O medo /receio da queda e sempre maior que a vontade de empreender, o que deve ser ao contrario.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
André: Com muito trabalho, projetos, contatos angariar novos clientes.
7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
André: Bom, colocando em pratica o que aprendi ao longo desse tempo, trabalhando em algumas empresas, além do que aprendi na faculdade, ninguém trabalha sozinho. Você tem que criar um laço com funcionários, visando qualidade além das necessidades dentro da empresa. E obtendo como resultado funcionários satisfeitos serviços executados com qualidade e satisfação do cliente final.
...