PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PROINTER III) – RELATÓRIO PARCIAL GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
Por: Jeferson Nunes Carriel • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.014 Palavras (9 Páginas) • 791 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
3º SEMESTRE
JEFERSON NUNES CARRIEL RA 2803763299
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PROINTER III) – RELATÓRIO PARCIAL
GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
GESTÃO EM MARKETING
INTERMODAIS
TUTOR (A) EAD: (VERONA NOVAES)
SOROCABA-SP
MAIO DE 2016
JEFERSON NUNES CARRIEL RA: 2803763299
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PROINTER III) – RELATÓRIO PARCIAL
Projeto Interdisciplinar III apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera, Pólo Sorocaba, sob a orientação do (a) Professor (a) Tutor a Distância: VERONA NOVAES.
SOROCABA-SP
MAIO DE 2016
ÍNDICE
1. APRESENTAÇÃO
2. RELATÓRIO PARCIAL
1. INTRODUÇÃO
2. A EMPRESA
3. PROPOSTA DE MELHORIA
4. SISTEMA LOGISTICO
5. CARACTERIZAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E CONDIÇÕES PARA PRESERVAÇÃO
6. TIPOS DE PRINCIPAIS DE MODAIS DE TRANSPORTE
7. TRANSPORTE DE LATICÍNIOS
3. CONCLUSÕES
4. CONCLUSÃO _
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APRESENTAÇÃO
Um sistema logístico bem estruturado e integrado é, atualmente, uma necessidade real de grande parte das empresas, através do qual elas procuram disponibilizar seus produtos e serviços a uma quantidade maior de pessoas com um nível de serviço adequado. Neste cenário, o transporte é uma peça fundamental para a eficiência do sistema logístico, pois representa a maior parte do custo. Um equívoco muitas vezes percebido é a análise isolada de apenas um componente da logística sem levar em consideração os demais e a interdependência que há entre eles. Daí a importância da visão sistêmica da logística, quando da análise de qualquer dos seus elementos.
Neste trabalho buscou-se identificar como a logística de coleta e distribuição pode contribuir para um melhor desempenho nas indústrias de laticínios, fazendo com que desta forma haja redução dos custos com o mesmo trazendo assim maior competitividade.
Relatório parcial
INTRODUÇÃO
O processo logístico das indústrias de laticínios evidencia características bem especificas, visto que seu insumo principal, o leite, é de alta perecibilidade.
Nesta atividade existem obstáculos relacionados à infra-estrutura, tais como as condições precárias de algumas rodovias e vias de acesso. Isso provoca não somente aumento dos custos, como também a perda de credibilidade dos clientes, já que danos, avarias e excesso de manuseio passam a ocorrer com maior freqüência.
Diante desse contexto, este relatório apresenta os conceitos básicos da logística, principalmente do transporte e, descreve como uma empresa do setor de laticínios pode tentar minimizar os problemas relacionados ao transporte dos insumos.
A EMPRESA
A empresa de Laticínios escolhida foi a Leite Vanessa, Uma empresa fundada em 1993, por uma família que tinha um sítio e sempre trabalharam com a criação do gado leiteiro no sitio Vanessa responsável pelo abastecimento de parte da região. Com esse engajamento de cada um e um atendimento próximo ao que se chamava freguesia, a demanda foi aumentando conseqüentemente, o trabalho. Também é feito a coleta de leites em outras fazendas de regiões bem próximas da empresa. Assim a produção foi ampliada através de parentes em uma equipe organizada dentro dessa estrutura familiar, sempre primando pela melhor qualidade dos produtos, focando a satisfação dos clientes, e assim resolveram fundar a empresa.
Hoje a marca ganha espaço no mercado regional e atente diversos pontos de vendas com a mesma cortesia de antigamente somada às tecnologias dos dias de hoje. Situada numa localização geográfica favorável para distribuição, facilitando a sua logística, os produtos Vanessa podem ser encontrados em vários pontos de Votorantim, Sorocaba, Campinas, São Paulo e demais regiões próximas.
Buscando estreitar laços com os consumidores Vanessa, também possui uma loja situada junto à empresa.
PROPOSTA DE MELHORIA
O modal mais indicado seria a utilização do transporte rodoviário, pois a Leite Vanessa além de já ter a sua fazenda onde faz a criação de seu gado leiteiro, para a coleta de leite, também e feito a coleta em fazendas de regiões bem próximas da empresa, com Caminhões tanques refrigerados e altamente preparados para este tipo de serviço, e conta também com veículos pequenos como Fiorino que percorrem por fazendas onde os caminhões não conseguem acessar, devido a buracos e estradas estreitas, que percorrem fazendas que fazem a coleta com latões refrigerados, gerando uma grande economia a empresa.
...