PROJETO MULTIDISCIPLINAR VII
Por: Reublis Silva • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.897 Palavras (8 Páginas) • 789 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
REUBLIS SILVA SANTOS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – VII
Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Xingu - COOPAX
Acrelândia / AC
2017
REUBLIS SILVA SANTOS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – VI
Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Xingu - COOPAX
Reublis Silva Santos – RA: 1656576
Curso: Agronegócio
3° Semestre
Acrelândia / AC
2017
RESUMO
Este trabalho foi elaborado através de uma análise exploratória da empresa COOPAX – COOPERATIVA DOS PRODUTORES AGROPECUÁRIOS DO XINGU. Constatou-se sua história de 6 anos, sua introdução e exploração nos mercados de seu ramo de atuação, além de, um estudo analítico de sua estrutura organizacional e suas perspectivas futuras. Visando sempre a evolução organizacional e a perspectiva de crescimento: a integração, de forma homogênea, da cadeia logística da empresa sob o ponto de vista operacional e tecnológico, parcerias visando a flexibilização e eficácia do atendimento ao cliente, ações de marketing utilizando-se de novos métodos de divulgação, alem da implantação de atitudes socioambientais a fim de instaurar uma cultura sustentável em cada integrante colaborador da COOPAX. Solidificado então esse novo patamar alcançado através desta reestruturação, o grupo acredita que novas janelas se abriram para alçar novos vôos.
Palavras Chaves: Análise de Investimento; Redes no Agronegócio/Cooperativa; Desenvolvimento Sustentável..
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 6
1.1 Porte e tipo de negócio 6
1.2 Posicionamento no mercado nacional 7
1.3 Missão 7
1.4 Visão 7
2 ANÁLISE DE INVESTIMENTO 8
3 REDES NO AGRONEGÓCIO/COOPERATIVA 10
4 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 11
5 OBJETIVO E RISCOS 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIA 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se ao estudo analítico elaborado pelo aluno do curso de Agronegócio.
A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS permite que se racionalize a utilização dos recursos de capital. E para a solução de um problema de análise de investimentos, dentro da complexidade do mundo atual, é necessário o conhecimento de técnicas especiais estudadas em uma disciplina normalmente conhecida por ENGENHARIA ECONÔMICA. De acordo com as contingências ligadas aos investimentos, a avaliação envolverá desde critérios puramente monetários (situação mais simples) até critérios de mensuração mais complexa, como vantagens estratégicas ou impacto ambiental. O desempenho de uma ampla classe de investimentos pode ser medido em termos monetários e, neste caso, utilizam-se técnicas de engenharia econômica fundamentadas na ciência chamada MATEMÁTICA FINANCEIRA que, por sua vez, descreve as relações do binômio tempo e dinheiro. A Engenharia Econômica também permite à análise de problemas mais complexos, que envolvem situações de risco e incerteza e mesmo decisões que abordam aspectos qualitativos como a coerência estratégica do investimento. Nestes casos, a engenharia econômica, associada à matemática financeira a outras matérias, como probabilidade, simulação ou técnicas de análise de decisão. Podemos ainda definir a Engenharia Econômica como um conjunto de técnicas que permitem a comparação, de forma científica, entre os resultados de tomadas de decisão referentes a alternativas diferentes. Nesta comparação, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. A alternativa mais econômica deve ser sempre escolhida após a verificação de que todas as variáveis que influem no sistema foram estudadas. O número e as características dessas alternativas podem variar de problema para problema, ou, melhor dizendo, para cada tipo de tomada de decisão
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Coopax nasceu no ano de 2011 inicialmente no ramo de cooperativismo rural e que, ao longo dos anos, evoluiu para uma consultoria e acessória ambiental e empresarial.
Ao longo dos anos, veio adquirindo espaço dando suporte as secretarias de agricultura de Tucumã – PA, prestação de serviços para alguns laticínios da região, como palestra sobre boas praticas de produção de leite, gestão de propriedade e etc.
A Coopax é uma empresa de associados, de capital aberto, empresa individual de responsabilidade limitada e atua sobre a razão social COOPERATIVA DOS PRODUTORES AGROPECUARIOS DO XINGU - COOPAX.
Ao todo, a empresa possui 12 funcionários diretos e 32 cooperados, em 2016, obteve uma receita bruta de mais de 600 mil reais. O que configura ser uma empresa de médio porte.
- Porte e tipo de negócio
A Coopax atuando com consultoria e acessória prestou serviços para demais instituições, como;
- SEMAGRI (Secretaria municipal de agricultura) atuando de 2012 até os dias atuais.
- Laticínios HILDA, atuando 2016 e 2017.
- Rural Sustentável, atuando 2017
Atualmente a Coopax possui o contrato de maior rentabilidade com o Rural Sustentável, pois o retorno e de acordo com as atividades executadas, desse modo quanto maior a quantidade de atividades executadas maior o lucro final, e seu custo na execução das atividades e minimo.
...