PROJETO MULTIDISCIPLINAS L
Casos: PROJETO MULTIDISCIPLINAS L. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DALVAROMERA2014 • 10/9/2014 • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 273 Visualizações
“Projeto Multidisciplinar I”
Projeto Educativo
No objetivo de proporcionar uma educação que vá além da simples transmissão de conhecimentos e que forme pessoas intelectualmente bem preparadas e comprometidas com a sociedade na qual estão inseridas é que dá-se inicio aos Projetos Educativos. A principal proposta dos Projetos Educativos desenvolvidos nos âmbitos escolares é definir o objeto de estudo, para só depois escolher as disciplinas mais adequadas para se trabalhar e encontrar soluções.
Para o educador espanhol Fernando Hernández o aluno aprende participando, adotando atitudes mediante às situações, averiguando, estabelecendo novas considerações e informações adequadas para a resolução de problemas significativos. Nessa perspectiva, as situações problematizadoras são levantadas pelo educador para fazer com que o aluno pense gerando discussões, desenvolvendo a criatividade e por fim propiciar a nova descoberta. Portanto, é nesse intuito de desenvolver uma problemática buscando sempre um resultado a ser alcançado que o projeto educativo é desenvolvido.
Para que um Projeto Transdisciplinar seja bem sucedido deve ser seguido todas as etapas de compõem seu desenvolvimento. São elas:
Justificativa: A Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo os seguinte critérios:
- Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade.
- Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa. O professor apresentará as causas que o levou a idealizar o projeto (data comemorativa, um problema social, um tema específico do conteúdo curricular etc.).
Objetivo Geral: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambiguidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou se contempla à sociedade como um todo. A partir disso, delimitar as metas a serem atingidas.
Objetivos Específicos: São elaborados em cada atividade, possibilitando a avaliação do professor quanto ao que os alunos estão absorvendo. Deve ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.
Metodologia: É a maneira em que vai se desenvolver as atividades e as atividades em si.
Cronograma: Compõe o tempo que irá iniciar o projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, o professor registrará as diversas atividades a serem executadas pelos alunos. O professor destrincha todo o projeto, todas as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos, tempo de duração de cada atividade, inicio e término do projeto, a metodologia que será adotada na elaboração do mesmo.
Materiais: Neste momento, o professor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada uma das atividades.
Finalização: Os alunos e professores podem expor todas as atividades e aprendizado. Em muitos casos convidam-se os pais pra que seja apresentado o projeto.
Avaliação: O professor avalia o aprendizado de seus alunos em todas as atividades. É um processo contínuo e diário.
Trabalhar com projetos leva os alunos a um olhar dinâmico, crítico e ativo diante de situações na vivência escolar e na vida social. O aluno como sujeito da aprendizagem, no trabalho com projetos transdiciplinares, torna-se parceiro de seus professores, que por suas vezes também exercitam parcerias com seus colegas, construindo uma dinâmica democrática nas tomadas de decisões e fazendo com que esse aprendizado seja mais proveitoso para todas as disciplinas.
Projeto Transdisciplinar: Meio Ambiente é Cultura
Público Alvo: 3° ano.
Área do Conhecimento: - Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologia;
- Ciências Humanas e Sociais;
- Linguagens e Códigos.
Este projeto tem como objetivo, contribuir com comunidades na área de educação ambiental, com ênfase no estudo de plantas medicinais em uso popular.
Envolvendo alunos, professores e a comunidade, serão analisados amostras de chás do conhecimento público, com a intenção de preservar e informar futuras gerações. Antes do homem usar a linguagem escrita, já se apoderava do valor das plantas, a natureza era fonte fundamental de sobrevivência e cura.
Objetivos Gerais:
- Despertar a importância de conhecer e investigar o ambiente, como forma de transformação de valores e atitudes, que conduzam a uma relação harmônica com o meio, conhecendo e compreendendo conceitos básicos relacionados ao meio a ambiente, culturas e costumes.
Objetivo Específico:
- Mapear aspectos que afetam o meio ambiente.
- Elaborar trabalhos literários e musicais.
- Elaborar levantamento estatístico, físico e químico do ambiente no entorno da escola e comunidade.
- Conhecer as plantas medicinais.
- Festas e danças regionais.
- Compreender que saúde é um direito de todos, conscientização de exames periódicos e dos agravos que drogas ocasionam a saúde.
Metodologia:
Visar uma abordagem didática na condução dos assuntos. Contato com os alunos em sala de aula e de campo. O processo de avaliação será conduzido a todas as atividades desenvolvidas, uma avaliação informal, onde será observado o grau de assimilação dos alunos.
Recursos:
- Computador, projetor, mapas, plantas medicinais, máquina de fotografia, jornais, revistas, cartolina, etc.
Atividades:
...