PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL ARGEU BRANDÃO
Por: Cristian Anacleto • 3/6/2017 • Projeto de pesquisa • 6.405 Palavras (26 Páginas) • 578 Visualizações
[pic 1]
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL ARGEU BRANDÃO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 19
1. FINALIDADES DA ESCOLA 21
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 23
2.1 Estrutura Organizacional Administrativa 23
2.2 Estrutura Organizacional Pedagógica …........23
3. CURRÍCULO .24
4. TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES ........................27
5. PROCESSOS DE DECISÃO ............29
5.1 Conselho Escolar................................................................................................29
5.2 Caixa Escolar......................................................................................................30
5.3 Conselho de Classe.............................................................................................30
5.3.1 Organização dos Conselhos de Classe.............................................................31
6. RELAÇÕES DE TRABALHO .32
6.1 Administração da Escola.....................................................................................32
6.2 Organograma da Escola.......................................................................................32
6.3 Direção da Escola.................................................................................................33
7. AVALIAÇÃO ..34
7.1 Recuperação..........................................................................................................36
7.2 Avaliação Institucional.........................................................................................36
CONSIDERAÇÕES FINAIS …..........38
REFERÊNCIAS ..39
[pic 2]
- INTRODUÇÃO
A Escola Municipal Argeu Brandão, inscrita CNPJ nº 01.804.635/0001-04, Código do INEP n°31192139, situada à Avenida Padre Américo Magalhães, 2054, Manoel Maia, CEP35171-054, é mantida pela Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, CNPJ Nº 19.875.046/0001-82, localizada na praça Louis Ensch, nº 64 - Centro, Coronel Fabriciano/MG.
A Escola Municipal Argeu Brandão foi criada pelo Decreto nº 06 de 04/06/1949 e autorizada pela Portaria SED/SEE nº 319 de 11/09/1979 e Extensão de série em 03/02/1994 com a Portaria 079/94.
Pensando na importância do papel da educação no desenvolvimento integral do ser humano e na função social da Educação, tornou-se importante e indispensável a construção do Projeto Político Pedagógico.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Argeu Brandão tem o propósito de ser um instrumento facilitador das ações administrativas e pedagógicas que visa à gestão dos resultados de aprendizagem, através da construção de habilidades básicas do educando, necessárias ao exercício da cidadania.
De acordo com Betini, “o Projeto Político Pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.
A importância do projeto político pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo.
A articulação entre o projeto político pedagógico, o acompanhamento das ações, a avaliação e utilização dos resultados, com a participação e envolvimento das pessoas, o coletivo da escola, pode levá-la a ser eficiente e eficaz. Daí a notória ênfase dada pelos mecanismos legais à escola democrática. Conforme Veiga o PPP “É também um instrumento que identifica a escola como uma instituição social, voltada para a educação, portanto, com objetivos específicos para esse fim.” (p.13, 2002).
Com esse projeto político pedagógico, a Escola Municipal Argeu Brandão tem como objetivo possibilitar aos alunos, através da análise crítica dos fatos, a capacidade de adquirir e aguçar a consciência de seus deveres e direitos como cidadãos capazes de agir e provocar mudanças participando da construção de uma sociedade mais justa.
“Mais do que cumprir a lei, a construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico aprofunda a autonomia da escola, a constitui como espaço público e lugar de debate, fundado na reflexão. Não é tarefa fácil, não se faz pela vontade de poucos, nem adquire vida sem que todos se responsabilizem por mantê-lo vivo e ativo. Precisa de cuidado permanente, de visibilidade plena e compromisso de todos, os quais se tornam co-responsáveis por sua implantação e acompanhamento superando o imobilismo e favorecendo a mudança.” (Filipouski; Marchi; Schaffer;p.33;2005)
...