Análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal
Por: JOELMAQG • 19/5/2018 • Relatório de pesquisa • 523 Palavras (3 Páginas) • 487 Visualizações
Análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal “Pedro Caldeira Brant!”.
Filosofia da unidade escolar: “Educação nas cores da alegria.”
O Projeto Político Pedagógico dessa unidade escolar é fruto de uma construção coletiva de todos os seguimentos envolvidos no processo educacional da escola e tem como aspecto fundamental um caráter dinâmico, onde a criança e seu bem estar devem ser o foco da atenção no trabalho de todos os funcionários.
Uma das preocupações dos educadores é elaborar um plano de trabalho onde os seus objetivos devem ser bem definidos visando sempre à criança, o seu bem estar, a sua aprendizagem e os eu desenvolvimento.
Em relação ao item Pluralidade Cultural temos: [...] a Escola deve ser local da aprendizagem de que as regras do espaço público democrático garantam a igualdade, [...]; o texto é muito bonito, mas na prática isso não ocorre, infelizmente há diferenças de tratamento.
Outra questão de extrema importância á a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, a unidade escolar promove eventos, criar oportunidades e está sempre aberta e cessível a todos, mas é triste constatar que os pais ainda não se conscientizaram de que as escolas não são “depósitos de crianças” e sim unidades escolares e os pais não cumprem com a sua função e não percebe a importância que tem essa participação, eles lutam para que seus filhos freqüentem a escola, mas não participam da vida escolar de seu filho.
Cabe lembrar que a função da escola hoje ultrapassa a troca de conhecimento sistemático em sala de aula. A escola também é um importante espaço de convivência humana lugar de socialização, de encontros e descobertas, e isso nem sempre é valorizado. Para cumprir sua função a escola necessita estar em ligação permanente com a comunidade escolar.
No centro educacional infantil todas as pessoas que trabalham, direta ou indiretamente com as crianças são educadores, independente de suas funções. Todas as funções são importantes para o bom andamento do trabalho. Mais ainda hoje nem todos tem essa visão o que às vezes dificulta o bom andamento da unidade.
O funcionamento da Escola Municipal “Pedro Caldeira Brant!”, é uma seqüência de várias atividades, momentos cotidianos de interação das crianças com os adultos e entre si. Estas rotinas se bem exploradas possui alto valor educativo. Elas podem ser ao mesmo tempo referência de segurança para a criança e momentos de conversar, brincar e explorar. Momentos valiosos de relacionamentos, de trocas de experiências, de incentivo ao desenvolvimento de valorização de espontaneidade de cada criança, pensando sempre na criança como ser em desenvolvimento que precisa ser estimulado, amado, aceito e educado de forma coerente com suas necessidades para uma boa formação.
O fato de termos um PPP elaborado pela comunidade escolar é um grande avanço agora só depende de cada um de nós colocá-lo em prática e lutar para que não fique apenas no papel como costumamos ouvir: “no papel é lindo vamos ver na prática se funciona”.
Gostaria de encerrar com um trecho de uma linda música:
“Depende de nós quem já foi ou ainda é criança
Que acredita e tem esperança
“Que faz tudo para um mundo melhor...”
BIBLIOGRAFIA:
Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal “Pedro Caldeira Brant!” – Educação Infantil.
...