PROJETO PREVENÇÃO DE DROGAS
Por: Silvia Almeida Greguer Greguer • 22/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
ESCOLA ESTADUAL ROSA DOS VENTOS
PROJETO: “É PRECISO SABER VIVER”
Cursistas:
Ana Maria Pereira Alexandre
Cleide Maria de Souza
Jovana Pereira da Silva
Lucimara Heming dos Santos
Míria Tíbola Rosa
Regina Sena da Silva
Silvia Almeida dos Santos Greguer
Tutora:
Raquel Vilela Rodrigues
E. E. Rosa dos Ventos
Rua das Paineiras, 1400
Jardim imperial
Sinop – MT
INEP: 51016320
Abril/2013
Introdução
Na época que vivemos o uso de drogas é um fato quase banal, porém podemos dizer que a presença das drogas em nossa sociedade não é simples.
São muitos os efeitos produzidos por elas nos adolescentes , pois existem vários tipos de drogas tanto lícitas quanto ilícitas e é justamente na adolescência quando os jovens passam por muitas mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe fora de casa é um momento de vulnerabilidade onde a droga se apresenta atraente.
É, portanto, necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: educadores, pais, alunos, família, enfim, toda a comunidade sobre as consequências causadas por essas substâncias à vida em todos os aspectos psíquico, físico e social.
Justificativa
Para se falar abertamente sobre esse assunto cheio de tabus e ocorrer a troca e aquisição de informações é ideia principal desse projeto.
É um engano pensar que adolescentes que aparentam não ter problemas nunca experimentaram drogas. Daí a necessidade e a importância de levar aos alunos a informação sobre os malefícios do vício. Esse foi o foco do Projeto "É Preciso Saber Viver", que está em construção na EE Rosa dos Ventos.
Observamos que é muito comum o adolescente ter contato com algum tipo de droga. Acreditamos que com esse projeto muitos percebam a diferença entre experimentar e a necessidade de continuar. Nessa fase, a adolescência, é um momento em que o indivíduo se depara com frustrações e limitações e aí a droga funciona como uma válvula de escape de tudo isso. Só falar sobre drogas não basta, pois acredita-se que dependendo da forma como o assunto é apresentado, o risco é grande de até estimular a curiosidade pelo uso. É necessário mostrar que qualquer tipo de droga é algo nocivo a saúde e que vai estragar o corpo.
A prevenção tem também como justificativa o observação da situação de risco da comunidade, que mostra uma quantidade grande de pessoas que usam álcool, tabaco, e acreditamos que também diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
Objetivos geral e específicos:
Conscientizar os alunos para a promoção de hábitos saudáveis para que possam vislumbrar uma trajetória escolar promissora.
Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência na escola.
Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
Sensibilizar o grupo sobre a questão das drogas em sua vida e nos arredores da escola.
Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas;
Conscientizar de que o fumo e as bebidas alcoólicas constituem drogas perigosas e o professor é sempre o exemplo para os alunos;
Facilitar a percepção do grupo a cerca dos mitos e preconceitos na questão das drogas;
Sensibilizar para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas;
Promover o desenvolvimento de valores positivos;
Fortalecer a auto-estima dos adolescentes;
Sensibilizar os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;
Sensibilizar os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.
Sujeitos da intervenção
Alunos desta Unidade Escolar do ano letivo de 2013 que frequentam o 9º ano do ensino fundamental regular serão três turmas no período matutino e duas turmas do período vespertino todos na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade.
São adolescentes de poder econômico variado, desde os que tem moradia própria e pais empregados até os que moram em área não legalizada (grilos) e vivem de bolsa-família, com ajuda de cestas básicas fornecidas mediante cadastro na secretaria da assistência social do município, doações da comunidade geral (igrejas, rotary, rotaract, lions) e outros benefícios no qual foram contemplados pelo governo.
Atitudes esperadas
Na questão ao uso de drogas é preciso observar como a educação pode intervir a vida toda, pois os problemas a ele associados são visíveis e estão crescendo entre os idosos, em relação ao tabaco, álcool e a alguns medicamentos.
Queremos sensibilizar os adolescentes na questão do uso de drogas em sua vida, na sala de aula, no ambiente escolar e nos arredores.
Ajuda-los a questionar suas atitudes mediante a questão das drogas.
Conscientizá-los de que o tabaco e a bebida alcoólica são drogas perigosas e os professores assim como os pais sempre serão um exemplo para os filhos e alunos.
É preciso envolvê-los na participação direta das atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
Estratégias
Queremos trabalhar com as classes envolvidas de forma individual e também em grupos para fazer pesquisas e promover debates.
...