PROJETO SERVIÇO SOCIAL
Por: lopesbarros • 7/12/2015 • Projeto de pesquisa • 2.048 Palavras (9 Páginas) • 1.247 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIDADE FORMAÇÃO ACADEMICA SUPERIOR E TECNICA BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS
MAURITI – CE
2013
[pic 3]
GERALDA BARROS LOPES[pic 4]
A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Serviço Social da Unidade de Formação Acadêmica Superior e Técnica – UNIFAST, como pré - requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Pesquisa Social sob orientação da Prof. Esp. Carla Janaina Clementino Dias
MAURITI – CE
2013
SUMÁRIO[pic 5]
- JUSTIFICATIVA.........................................................................................................04
- OBJETIVOS...............................................................................................................05
2.1 Objetivo geral.......................................................................................................05
2.2 Objetivos específicos............................................................................................05
- QUESTOES NORTEADORS.....................................................................................07
- REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................08
4.1 A importância do Assistente Social na escola pública.........................................08
- METODOLOGIA........................................................................................................11
- CRONOGRAMA........................................................................................................13
- REFERÊNCIAS.........................................................................................................14
ANEXOS
1.JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem como objetivo analisar a importância da atuação do profissional da Assistência Social no que dês respeito à interação dos alunos nas escolas públicas da cidade do Mauriti- CE. Contudo o assistente social é a profissional referência na família, e que possui uma maior habilidade no trato das expressões da questão social presentes no cotidiano escolar. Neste sentido, caberá a este, propor estratégias coletivas de enfrentamento às problemáticas sociais vivenciadas na educação.
A escolha pelo tema não estar relacionado à experiência vivida, porém me remete a buscar conhecimentos sobre a temática. A presença do profissional da assistência social no âmbito educacional é importante para a convivência dos filhos, pais e sociedade, pois haverá o incentivo de mais conhecimentos participativos e irá contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos e sem falar que os mesmo vão apreender a conhecer e defender seus direitos respeitando uns aos outros.
Salienta-se que tendo em vista que a educação é uma política pública de direito constitucional, este, portanto, deve ser garantido não somente com a democratização do acesso do sujeito à educação, mas, sobretudo à qualidade do ensino, a fim de promover o crescimento cultural do indivíduo enquanto cidadão. Nesse contexto cabe ao profissional Assistente Social, por meio de sua prática, ampliar e contribuir para a sua garantia.
A atuação do profissional nas escolas públicas diminuiria as taxas de evasão escolar e melhoraria o desenvolvimento do aluno tanto na sala de aula quanto na convivência e socialização com os demais. Além disso, essa atuação faria uma ponte coma a família e a comunidade, conhecendo e verificando a possibilidade de soluções conflitos no âmbito familiar em busca de melhora a qualidade de ensino do aluno, contribuir para seu pleno desenvolvimento, trabalhar frente a sua emancipação e construção de um cidadão que saiba lutar por si só pelos seus direitos.
O estudo sobre esta temática é considerável, embora ainda esteja presente apenas em seus discursos, pois, permite reforçar a importância e necessidade de atuação do assistente social no âmbito educacional uma vez que contribuirá não apenas aos que diz respeito à educação, mas na relação entre alunos e escola, pais e filhos, família escola, contribuindo assim para ostentar o compromisso com a educação e transformação da sociedade.
2.OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
- Analisar a importância do profissional da Assistência Social no que dês respeito à interação dos alunos nas escolas públicas do Mauriti – CE.
2.2 Objetivos específicos
- Avaliar a falta de interação dos alunos para com o professor em sala de aula.
- Investigar a relação que se estabelece entre as crianças e seus familiares que dificultam sua aprendizagem.
- Descobrir as causas de bloqueio dos alunos que não participam durante as aulas.
3.QUESTOES NORTEADORAS
- Como o profissional deve intervir para que haja interação dos alunos em sala de aula?
- Por que acontece a falta de interação dos alunos para com o professor em sala de aula?
- Qual a relação que se estabelece entre a criança e seus familiares que dificultam sua aprendizagem?
- Como identificar as causas de bloqueio dos alunos que não participam durante a aula?
4.REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 A importância do Assistente Social na escola pública
Atualmente, nossa sociedade vem se tornando palco das mais diversas e intensas expressões da questão social. Essas expressões tem se intensificado no interior das escolas envolvendo todos os sujeitos da comunidade escolar.
De acordo com Souza (2009) o Assistente Social se constrói e se reconhece na área de educação a partir do conhecimento dos saberes e competências pertinentes para intervir neste contexto. O profissional de Serviço Social esta habilitado a não apenas lidar com os diversos perfis de educados e suas respectivas realidades sociais. A presença deste profissional nas escolas e universidades pode se tornar uma ponte entre as necessidades comunitárias e as necessidades de todos os sujeitos que trabalham no espaço da educação.
...