TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Projetos De Pesquisa

Trabalho Universitário: Como Elaborar Projetos De Pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 12

Como Encaminhar uma Pesquisa?

Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos, ela se desenvolve com os conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. É um longo processo que envolve inúmeras fases, desde a formulação do problema até os resultados.

Fazem-se pesquisas pelo desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer, ou pelo desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz.

É necessário para a realização de uma pesquisa algumas qualidades intelectuais e sociais do pesquisador, como o conhecimento do assunto pesquisado, curiosidade, criatividade, integridade intelectual, sensibilidade social, imaginação disciplinada, perseverança e paciência, confiança na experiência. Mas isso não basta, para isso também se tem que levar em consideração os recursos humanos, materiais e financeiros, além de envolver também os aspectos referentes ao tempo a ser despendido na pesquisa.

Ao se planejar uma pesquisa, concretiza-se a elaboração de um projeto, que é o documento que deve especificar os objetivos da pesquisa, apresentar a justificativa de sua realização, definir a modalidade de pesquisa e determinar os procedimentos de coleta e análise de dados, esclarecer acerca do cronograma a ser seguido no desenvolvimento da pesquisa e proporcionar a indicação dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para assegurar o sucesso da pesquisa.

Como Formular um Problema de Pesquisa?

Não se constitui tarefa fácil formular um problema de pesquisa, em virtude das diferentes acepções que envolvem este termo.

Para se realizar uma pesquisa é necessário, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de científico. Um problema é de natureza científica quando envolvem variáveis que podem ser tidas como testáveis, suscetíveis de observação ou de manipulação.

A experiência acumulada dos pesquisadores possibilita o desenvolvimento de certas regras práticas para a formulação de problemas científicos, como:

• o problema deve ser formulado como pergunta;

• o problema deve ser claro e preciso;

• o problema deve ser empírico;

• o problema deve ser suscetível de solução; e

• o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável.

Após a formulação de um problema solucionável, tem que se oferecer uma solução possível, mediante uma hipótese.

Algumas hipóteses referem-se à frequência de acontecimentos, estas são muito frequentes na pesquisa social, algumas hipóteses estabelecem relação de associação entre variáveis, outras hipóteses estabelecem relação de dependência entre duas ou mais variáveis.

O processo de elaboração de hipótese é de natureza criativa. As principais hipóteses surgem de diversas fontes, como a observação, resultados de outras pesquisas, teorias e intuição e para que ela seja aceitável deve apresentar algumas características, tais como:

• deve ser conceitualmente clara;

• deve ser específica;

• deve ter referências empíricas;

• deve ser parcimoniosa;

• deve estar relacionada com as técnicas disponíveis,

• deve estar relacionada com uma teoria.

Como Classificar as Pesquisas?

As pesquisas são classificadas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas.

Para confrontar a visão teórica com os dados da realidade, é necessário traçar um modelo conceitual e operativo da pesquisa, que se chama design, que pode ser traduzido como desenho, designo ou delineamento. Esse delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla. O elemento mais importante para a identificação de um delineamento é o procedimento adotado para a coleta de dados. Assim, podem ser definidos dois grandes grupos de delineamentos: aqueles que se valem das chamadas fontes de "papel" e aqueles cujos dados são fornecidos por pessoas. Que são pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental e, respectivamente a pesquisa experimental, a pesquisa ex-postfacto, o levantamento e o estudo de caso, que também podem incluir a pesquisa-ação e a pesquisa participante.

Como Delinear uma Pesquisa Bibliográfica?

A pesquisa bibliográfica, como qualquer outra modalidade de pesquisa, desenvolve-se ao longo de uma série de etapas, esse processo envolve a escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, formulação do problema, elaboração do plano provisório de assunto, busca das fontes e leitura do material, fichamento, organização lógica do assunto e redação do texto.

Primeiramente escolhe-se um tema que de fato possibilite a realização de uma pesquisa bibliográfica requer bastante energia e habilidade do pesquisador, deve estar relacionada tanto quanto for possível com o interesse do estudante, algumas perguntas poderão auxiliar nessa escolha, tais como: Quais os campos de sua especialidade que mais lhe interessam? Quais os temas que mais o instigam? De tudo o que você tem estudado o que lhe dá mais vontade de se aprofundar e pesquisar?

O levantamento bibliográfico é de fundamental importância, mas por si só, é insuficiente, ele requer uma reflexão crítica acerca dos assuntos estudados, de forma tal que seja possível identificar controvérsias entre os diferentes autores, identificar abordagens teóricas relevantes para o estudo de fenômeno e, se possível, optar por uma abordagem teórica capaz de fundamentar o trabalho.

Após a escolha clara do problema e de sua delimitação, elabora-se um plano de assunto, que consiste em definir a estrutura lógica do trabalho, de forma que as partes estejam vinculadas entre si e ordenadas em função da unidade de conjunto (Salvador, 1982).

Esse plano não pode ser definitivo por não ter um conhecimento suficiente da matéria, porém o plano provisório deve ser tão completo quanto permitam os conhecimentos nesta fase, é apenas a primeira etapa. O plano definitivo só poderá ser elaborado ao fim da coleta de dados.

Após a elaboração do plano de trabalho, o passo seguinte consiste na identificação das fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com