PROJETOS EM PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Artigo: PROJETOS EM PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DAVAJURACI • 28/1/2015 • 5.012 Palavras (21 Páginas) • 491 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 02
2. A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E SUA METODOLOGIA 02
3. SERVIÇO SOCIAL E TEORIA SOCIAL 03
4. A PARTICULARIDADE HISTÓRICA DA PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL... 05
4.1. Introdução 05
4.2. Marcos histórico e expressões do Serviço Social 06
4.3. Dimensões da particularidade da pesquisa no Serviço Social 07
4.4. A particularidade da pesquisa para o Serviço Social 08
4.5. A centralidade dos sujeitos nas pesquisas do Serviço Social 08
4.6. O retorno e alcance social das pesquisas em Serviço Social 10
4.7. Considerações finais 10
4.8. Fichas bibliográficas das pesquisas 11
4.9. Notas 13
5. PROJETO DE PESQUISA E FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL 14
5.1. Objetivo 14
5.2. Justificativa 14
5.3. Hipótese 15
5.4. Metodologia 15
5.5. Bibliografia 15
5.6. Notas 16
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a disciplina de Projetos de Pesquisa em Serviço Social como um impulsionador para uma futura atuação profissional do profissional de Serviço Social contribuindo para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa para uma melhor compreensão e diferenciando o conhecimento do senso comum e científico. Além de capacitar para uma melhor instrução de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
Partindo da ideia que o aprendizado apontará reflexões introdutórias para a compreensão dos conceitos de projetos e pesquisas, ferramentas fundamentais que proporcionam a sensibilidade para identificarmos, ao longo do tempo, ações necessárias para enfrentarmos os desafios profissionais e suas relações com o Serviço Social.
Dentro do seu contexto segue parâmetros de aplicabilidade que vai desde a formulação até a sua avaliação, visando atender as necessidades do profissional para uma melhor organização de suas atividades, possibilitando apresentar boas orientações ao seu público alvo, incorporando este conceito de projetos e pesquisa profissionalmente.
Através deste estudo esperamos poder alcançar nossos objetivos fazendo com que o resultado seja positivo e proveitoso a todos.
2. A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E SUA METODOLOGIA
Ciência é a realização de pesquisa, onde se estuda um tema baseado em fatos reais e não em opiniões ou suposições desse ou daquele indivíduo ou grupo social. Mas é necessário que haja senso comum, método capaz de mostrar a realidade mais ocultas aos seres mortais, porém tudo constatado em provas e evidências. Contudo compete ao método científico desvendar a realidade, suas regularidades e leis, ou seja, praticar o método científico, seria a melhor forma de se chegar a verdade, não se baseando apenas em meras opiniões.
Portanto, vale lembrar que ciência é algo construído por seres humanos, e que a objetividade caracteriza os estudos científicos, que muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.
Não existe um método para descobrir uma teoria científica ou um modo de verificação, ou determinar se uma hipótese é verdadeira ou não.
O ser humano tem o hábito de divergir em pontos de vista, e analisar um mesmo fato através de diferentes conceitos.
É necessário que se observe os aspectos dentro do contexto, pois as vezes os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridas. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, dependendo da cultura e da sociedade onde vive.
Observa-se que muitas pessoas sofrem exclusão social por vários fatores como o capitalismo, etnia, deficiência física, dentre outros. Essas questões sociais servem como material de trabalho para o serviço social. Os assistentes sociais, tem como desafio a função de servir como mediador entre o indivíduo dentro da família e a sociedade.
O assistente social deve ajudar às famílias a recuperarem a autoestima, mostrando sua importância na sociedade, seus direitos e deveres dentro das mesmas, garantindo seu cumprimento em sua plenitude.
O trabalho de assistência social deve transpor barreiras, quebrar preconceitos de qualquer natureza como classe social, orientação sexual, cor, raça, dentre outros, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
A missão do assistente social é garantir os direitos das famílias que se encontram em vulnerabilidade social, resgatando a dignidade e o convívio na sociedade.
3. SERVIÇO SOCIAL E TEORIA SOCIAL
A compreensão do serviço social como resultado do confronto da relação entre o Estado e sociedade, no âmbito da divisão internacional do trabalho, fruto de determinantes macrossociais, inscrito na divisão sócio técnico do trabalho e nas relações de propriedade, vem sendo palco de um profundo e amplo referencial bibliográfico, com inúmeros estudos no qual seus agentes vêm buscando uma compreensão das particularidades desta profissão no Brasil. Os fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, particularizando as décadas de 80, 90 e os primeiros anos do século XXI. Parte do pressuposto de que a profissão e o conhecimento que a ilumina, se explicam no movimento histórico da sociedade que é produto de relações sociais, de ações recíprocas dos homens entre si, no complexo processo de reprodução social da vida.
São múltiplas as mediações que constituem o tecido de relações sociais que envolvem esse processo de produção
...