TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Artigo: PROTESE PARCIAL REMOVÍVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 16

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

História Clínica do paciente

Antes de iniciar um tratamento é de máxima importância fazer uma anamnese. É preciso avaliar a queixa principal do paciente e o que o paciente espera receber. Deve-se fazer um esforço para conhecer o paciente e o que ele espera como resultado, principalmente quanto ao efeito estético, e avaliar se os seus desejos são compatíveis com os procedimentos restauradores.

Exame Visual oral e extra-oral

Um exame regional da cabeça e do pescoço deve incluir uma avaliação do tamanho, da forma e da simetria, incluindo um ‘‘perfil total’’. A articulação temporomandibular e os músculos da mastigação são avaliados por disfunção. Nos exames visual oral, devem ser avaliados os tecidos moles: a posição e o volume dos lábios, as condições da mucosa, o tamanho da língua e a altura do assoalho da boca. Nos tecidos duros, a coroa dentária deve ser cuidadosamente observada. As zonas desdentadas devem ser localizadas. A relação maxilomandibular verificada em relação cêntrica, lateralidade direita e esquerda e protusão.

Exame radiográfico

Uma série completa e bem definida de radiografias bucais é essencial. Radiografias da ATM podem ser indicadas par pacientes com disfunção da ATM.

Confecção dos modelos de estudo

Os modelos de diagnóstico são feitos a partir de moldes das arcadas dentárias montados num articulador semi-ajustável. Esses modelos são usados para avaliar os contornos ósseos, morfologia e tamanho da coroa, alinhamento dos dentes e linha de inserção, espaços desdentados, restaurações existentes, fatores estéticos e oclusão. As moldagens diagnósticas normalmente são feitas com alginato (hidrocolóide irreversível), pois este material e de fácil manipulação. Usam-se moldeiras de estoque.

Com os modelos de diagnóstico articulados existe a oportunidade de um estudo das relações dentárias em todos os movimentos. Os modelos de diagnóstico articulados são a chave que permite a opção de tais decisões. São indispensáveis para análise mediante um delineador, cujo propósito é a escolha de um plano de inserção para a prótese parcial removível (PPR) mais favorável, o plano de inserção ideal eliminará ou diminuirá toda a interferência para a inserção e remoção da PPR, pois promoverá uma efetiva reciprocidade e uma melhor disposição estética dos dentes artificiais.

Plano de Tratamento

O êxito e o fracasso de toda a prótese estão na preparação e execução do plano de tratamento.

Indicações da prótese parcial removível:

• Quando existem áreas desdentadas posteriores aos dentes remanescentes.

• Quando existe um espaço desdentado grande para uma restauração fixa.

• Quando se necessita suporte e retenção bilateral.

• Quando a forma facial deve ser restaurada pela base protética, devido á perda de osso alveolar.

• Quando o espaço e a oclusão devem manter-se sem mudanças, durante um tempo, previamente á construção de uma restauração fixa.

• Quando o estado físico ou psicológico do paciente contra-indicar o uso dos anestésicos locais e todo o processo da preparação de dentes, indispensável para o tratamento com próteses fixas.

Preparação da boca

Cirurgia

Oclusão

Periodontia

APARELHOS PARCIAIS REMOVÍVEIS

A prótese parcial removível é um aparelho que necessita algum tipo de união funcional com os dentes naturais remanescentes. Esta união ou ancoragem colabora de forma primordial na obtenção dos três requisitos biomecânicos básicos: suporte, retenção e estabilidade, os quais determinarão o grau de eficiência da prótese parcial removível.

Devemos dispor de diversos tipos de ancoragens a fim de as utilizarmos de forma seletiva, de acordo com a exigência de cada caso individualmente.

Geralmente as retenções ou ancoragens se dividem em dois grupos: a retenção por grampos e por encaixes.

Uma prótese parcial removível pode ter seus suportes totalmente apoiados sobre dentes remanescentes ou ser apoiada parcialmente pelos tecidos do rebordo alveolar e parcialmente pelos dentes remanescentes. A base de uma prótese parcial removível dento muco suportada apoia-se sobre os dentes situados nos extremos da área desdentada. O tecido que ela recobre não é utilizado como suporte. Uma prótese parcial removível dento-muco-suportada tem pelo menos uma extensão anterior ou posterior não suportada por um elemento dental.

Partes Componentes da PPR

RETENTORES

Diretos

Retentor direto é qualquer unidade de uma prótese parcial removível que se encaixe a um dente de suporte de tal maneira a impedir o deslocamento da peça de suas bases de suporte.

Retentor direto extracoronário: (grampo): estrutura metálica fundida que envolve extracoronariamente, em pontos estratégicos, a coroa clínica do dente numa área situada entre a linha equatorial coronária e a região cervical do dente ou numa depressão preparada para isso.

Retentor direto intracoronário: é geralmente denominado de encaixe interno ou encaixe de precisão. Ele pode ser construído pelo técnico como uma cauda de andorinha fundida num receptáculo existente na coroa do dente de suporte, que é a imagem espetacular do encaixe.

Retentor indireto são unidades da armação da prótese parcial removível localizadas em nichos definidos. Consiste em um ou mais apoios e suas conexões menores.

CONECTORES

Conector principal

Conector principal é a parte da prótese parcial removível que une os seus componetes localizados de um lado do arco com a porção localizada no lado oposto. É a parte da prótese parcial removível a qual, direta ou indiretamente, estão ligadas todas ou outras partes.

Conector secundário

Conectores secundários são elementos da armação que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com