TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO - INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA Desenvolvimento Das Questões Propostas - Atividade 3

Trabalho Universitário: PRÁTICA DE ENSINO - INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA Desenvolvimento Das Questões Propostas - Atividade 3. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  1.712 Visualizações

Página 1 de 7

JOSIANE BORGES DE SOUZA 1415581

PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Desenvolvimento das Questões Propostas - Atividade 3

JACIARA/MT

NOVEMBRO/2014

JOSIANE BORGES DE SOUZA 1415581

PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Desenvolvimento das Questões Propostas - Atividade 3

PROFESSOR: WANDERLEI SÉRGIO DA SILVA

Relatório para avaliação da Atividade 3 na Disciplina Prática de Ensino: Introdução a Docência do Curso Graduação Licenciatura em Matemática da Unip Universidade Paulista Interativa – Educação a Distancia – SEI Sistema de Ensino Interativo, seguindo Livro Texto da Unidade I.

JACIARA/MT

NOVEMBRO/2014

Sumário

1 - ATIVIDADE 3

Leia os textos referentes aos itens 7.1 a 7.13, do Livro Texto da Unidade I, e reflita sobre as inúmeras verdades que cada um deles encerra em suas entrelinhas, em relação à educação. Na sequencia de cada texto, já são apresentadas algumas questões para reflexão. Reflita sobre essas questões e procure apontar, para cada texto, novas reflexões.

A atividade em si consiste em elaborar um relatório que contemple as principais reflexões que todos estes textos induziram no grupo de alunos, ou seja, mencionar o título de cada um dos textos e as principais reflexões que teve sobre cada um deles.

2-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 3:

Principais reflexões dos textos separadamente.

2.1- Texto: Educação? Educações: Aprendendo com o índio.

Cada família tem sua cultura, uma religião e hábitos diferentes. A escola tem apenas o papel de melhorar os conhecimentos científicos, sem distorce os valores e costumes das famílias. O texto ressalta ainda, que os currículos das escolas são diferentes, temos que levar em consideração a realidade local de cada comunidade escolar. Exemplo uma escola da capital para uma escola do interior.

2.2- O Fax do Nirso.

A educação escolar não conseguiu alcançar a evolução tecnológica, muitas pessoas não atendem as normas padronizadas pelo meio social. E outras não abrem espaço para novas visões de mundo.

2.3- A História de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo).

O texto nos traz a ideia de que a educação escolar muitas vezes traz a divergência de práticas metodológicas entre o professor e aluno. O professor deve estar atualizado com os problemas sociais, ambientais e humanos; a partir disso na escola dar valor aos conhecimentos dos alunos.

2.4- Uma pescaria inesquecível.

A ética deve fazer parte tanto da grade curricular da escola quanto ser desenvolvida de berço familiar, de um modo globalizado. Acrescento ainda que o professor e a comunidade escolar para ensinar o que é ser ético devem primeiro vive-la.

2.5- A folha amassada.

Hoje em dia a escola vem sofrendo muito com

os problemas de alunos explosivos e violentos. O professor muitas vezes acaba fazendo papel de pais, estando estes preparados ou não para essas situações. Aonde na maioria dos casos os problemas vêm de berço, associados a famílias mal resolvidas, como: filhos criados com os avos, ou pai ausente, etc..

Será justo a escola e professores ter que estar lidando com esses tipos de situações quando na verdade a função da escola nada mais é do que melhorar os conhecimentos científicos, e de formar alunos capazes de pensar e ter autonomia para tomar decisões.

A questão educacional mesmo, de ensinar a respeitar e de valores são os pais que tem que colaborar e fazer esta parte. Afinal professor ensina. Os pais são insubstituíveis. Se os pais não conseguirem educar os seus filhos, não vai ser o professor que vai conseguir fazer isso. Os professores podem reforçar alguns valores como honestidade, reciprocidade, respeito, companheirismo e amor ao próximo.

2.6- A lição dos gansos

Para melhorar a educação no nosso País, temos que “voar” juntos como os gansos. Nós políticos, pais, professores, diretores, e alunos. Cada um desempenhando seus direitos e deveres. A união faz a força.

2.7- Assembleia na Carpintaria

Todos nós seres humanos temos defeitos e qualidades, basta saber destacá-los, pondo em consideração que um defeito torna-se qualidade diante de olhares diferentes. Se olharmos os

defeitos das pessoas com sabedoria, saberemos transformar em qualidade.

2.8- Colheres de Cabo Comprido.

O saber trabalhar em equipe não é só na área da educação, mas em todos ambientes. Não conseguiremos formar e educar alunos com senso de sociabilidade se não estivermos trabalhando em equipe, Professores e a Comunidade Escolar.

2.9- Faça parte dos 5%

O texto tem como objetivo empenharmos o interesse de se tornar um dos melhores. Para conseguirmos se destacar como um dos 5% deve haver muita garra, empenho e em primeiro lugar deve – se fazer o que goste, como já diz uma frase; “Escolha um trabalho que ame, assim não precisara trabalhar mais.”

Hoje me dia às vezes acontece casos de alunos estarem estudando não por sua própria vontade, mas por desejo dos Pais o curso escolhido pelos pais e coisas assim, estes muitas vezes não conseguiram ser um dos 5%. Para conseguir fazer a diferença em uma sala de aula, primeiro deveremos ser um dos melhores.

2.10- O Homem e o Mundo

A relação professor/aluno deve ser no máximo possível respeitosa, prazerosa, pois não há discência sem docência, assim como não é possível o contrario.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com