PRÁTICA MRUV
Exames: PRÁTICA MRUV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BEATRIZS12 • 23/9/2014 • 434 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
PRÁTICA MRUV
1. Introdução
Conhecido por MRUV, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
2. Objetivo
Comprovar a teoria na pratica da primeira lei de Newton (Lei da Inércia).
3. Teoria
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
* Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
* Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.
Gráficos de Velocidade em função do Tempo no M.R.U.
É possível ainda, com base nos dados do exemplo anterior, representar graficamente a velocidade do corpo em função do tempo.
Obtém-se assim uma linha reta horizontal, que nos indica que a velocidade do corpo se mantém sempre constante ao longo do tempo, neste caso 20 m/s.
Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.
A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
4. Material utilizado
Becker, régua, cronômetro, conta gota, papel milímetro, régua, óleo e agua.
5. Procedimento prático
Efetuar a altura do óleo existente dentro do Becker, pingar uma gota de água dentro do becker, quando a mesma atingir a superfície do óleo dar início a medição do tempo em que a gota irá toca a base do becker, em seguida com os dados obtidos efetuar os cálculos e montar o gráfico.
6. Dados da tabela
Os dados encontrados por cada grupo foram os seguintes:
GRUPOS H (cm) T (cm/s)
1 2,1 1,1cm/s
2 3 1,2cm/s
3 3,6 1,2cm/s
4 3,9 1,2cm/s
5 5,3 1,1cm/s
6 6,4 0,7cm/s
7. Conclusão
Com
...