Pao De Cristo
Pesquisas Acadêmicas: Pao De Cristo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: p.mayaramartins • 29/9/2014 • 571 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
receita do Pão Cristo
Abençoado o pão dourado que sai do forno e se multiplica pela boa vontade de quem o prepara. O pão de Cristo é o bendito fruto de uma corrente sem fim que ganha cada vez mais adeptos. Na zona rural de Caratinga, a 295 quilômetros de Belo Horizonte, Umbelina Ferraz de Oliveira, de 76 anos, e sua filha, Rosa Maria, são hábeis na elaboração do pão de Cristo, que obedece a um verdadeiro ritual e tem uma santa particularidade: o fermento natural deve ser repartido e dado a um amigo, parente ou conhecido, para que a corrente não se quebre. Se a pessoa estiver começando do zero, também é possível seguir em frente, e dona Umbelina e Rosa Maria dão a receita. “A pessoa tem que receber o fermento natural de graça e preparar a massa, como se fosse um símbolo da multiplicação dos pães”, afirma Rosa Maria, que é pedagoga e também cuida das lavouras e da criação na propriedade. Diante da cesta de pães, só resta mesmo agradecer e comer cada pedacinho, com uma grande cara de felicidade.
Como fazer Pão de Cristo
O fermento natural: Misturar 1/2 litro de água, duas colheres (de sopa) de farinha de trigo sem fermento, duas colheres (de sopa) de açúcar e uma pitada de sal. Cobrir com pano branco e deixar fermentar por dois ou três dias.
O ritual: Caso você ganhe o fermento, logo ao receber acrescentar um litro de água e cobrir com um pano branco, deixando em lugar fresco. No dia seguinte, acrescentar cinco colheres (de sopa) de farinha de trigo, cinco colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de sopa, rasa) de sal. No terceiro dia, mexer bem o fermento e dividir em três partes iguais: uma será dada a alguém, outra mantida em casa para continuar o fermento e a terceira será usada na receita.
O pão: Numa gamela ou bacia de plástico, misturar ovos, açúcar, óleo e fermento. Em seguida, colocar a farinha de trigo. A massa não pode ficar nem muito mole nem muito dura. Cobrir a massa com um pano e deixar crescer de um dia para outro. No dia seguinte, acrescentar os ingredientes opcionais e misturar bem. Enrolar o pãozinho em uma superfície bem limpa e polvilhada o tempo todo com farinha de trigo sem fermento. Deixar crescer por um mínimo de cinco horas. Levar ao forno, em temperatura moderada, durante meia hora. Rende 24 pães.
Receita completa
Ingredientes
• 1 litro de água (morna)
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 4 ovos
• 10 colheres (sopa) de açúcar
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de Sal
• 1 copo de óleo
• Farinha de trigo até dar o ponto
Modo de preparo
1º dia - Coloque um litro de água (morna) junto com fermento recebido.
2º dia - Acrescente 4 colheres de açúcar, 4 colheres de farinha de trigo e o sal. Mexa os ingrediente e cubra-os com um pano branco.
3º
...