Papel Do Líder No Gerenciamento De Pessoas E Processos
Casos: Papel Do Líder No Gerenciamento De Pessoas E Processos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariane07 • 14/9/2014 • 425 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
PAPEL DOS LÍDERES NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS E PROCESSOS
O papel do líder no gerenciamento de pessoas e processos primeiramente é de planejar as ações e definir a direção a seguir, organizar ou criar os processos e fazê-los funcionar e também controlá-los para assegurar a eficácia. Ele deve ajudar sua equipe, fazê-los enxergar e entender o caminho que devem seguir, sempre os motivando e estimulando o empenho e comprometimento de cada um. Neste aspecto líder faz o mesmo papel de um treinar esportivo na hora do jogo, e em outros de estrategista e contabilista dos resultados. Liderança está diretamente ligada com resultados, pois a marca da liderança descreve os resultados distintos que os líderes proporcionam à empresa.
As características de um líder são sua energia e tenacidade em enfrentar desafios, confiança em suas habilidades, criatividade, facilidade em identificar comportamentos e interpretar as informações que recebe continuamente, flexibilidade para mudar com facilidade e principalmente ética, integridade e honestidade.
O líder deve estar em eterno aprendizado, através de cursos, treinamentos, acompanhando as tendências externas, inovações e obter conhecimentos gerais e também específicos (da área em que atua), pois o mundo dos negócios está em constante mudança, e para que o líder e seus subordinados estejam preparados é preciso estar atualizado de acordo com o mercado.
O líder que está realizado profissionalmente sofre menos as conseqüências das pressões diárias, pois ama aquilo faz, portanto o trabalho não é um fardo em sua vida. Outros, porém, devido essas pressões acabam se precipitando e agindo de forma irracional com seus colaboradores, perdendo assim totalmente a essência da liderança, que se concentra em incentivar, orientar e ensinar, seguindo da colaboração dos subordinados que implica em cooperar, ajudar, sugerir e participar.
Ele deve ter um bom relacionamento pessoal, reconhecer o quanto a equipe é importante, e saber que o verdadeiro papel do líder não está em ser líder DE alguém… e sim de perceber que ele só pode ser líder COM alguém.
Além disso, a boa comunicação com seus subordinados se torna fundamental nesta relação, a abordagem do líder deve ser franca, direta e objetiva; sem rodeios. O líder não perde tempo e comunica francamente o que for necessário. Apontando falhas ocorridas e necessidades de melhora, que evitará problemas futuros, mas também reconhece os pontos fortes da equipe, o que irá contribuir para que estes se fortaleçam ainda mais. Todo colaborador quer ter o seu mérito destacado. Um líder que identifica e destaca vitórias, mesmo que pequenas, e de forma justa, trará à sua equipe maior comprometimento, além de que melhorará o clima de trabalho.
...