Para o Seminário Hobbes era Um Filosofo
Por: Natalia Malta • 4/2/2017 • Resenha • 930 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
Para o seminário
Hobbes era um filosofo que acreditava nas ideias contratualistas entre o séculos XVll e XVlll .
Hobbes acreditava que o homem em seu estado de natureza era um ser mal, por não ter nenhum poder em suas mãos e por não seguir nenhum regime de regras. Desse modo o homem era o dono de suas próprias ações e não respondia por elas.
Sendo o homem lobo do próprio homem, ou seja, o homem busca a sua própria destruição, vivendo em um regime de guerra. “ UMA DE GUERRA DE TODOS OS HOMENS CONTRA TODOS OS HOMENS ”
A guerra para Hobbes não consiste apenas no ato da batalha, mas sim na vontade de guerrear. Desse modo, era necessária a existência de um poder maior, soberano, absoluto e inquestionável, para controlar o homem e por ordem, o Estado.
A origem de uma sociedade e / ou Estado está firmada em contrato, ou um pacto social, em que os homens para viver em harmonia no convívio social deveriam se submeter a uma SUBORDINAÇÃO POLITICA – o homem abre mão de sua LIBERDADE TOTAL, NATURAL, concentrando o poder nas mãos de um governante, O ESTADO leviatã.
CONTRATUALISMO: LIGITIMAR O PODER DO ESTADO ATRAVES DE UM CONTRATO.
SE NÃO HÁ UM ESTADO CONTROLANDO E REPRIMINDO OS HOMENS , FAZER A GUERRA TORNA-SE A ATITUDE MAIS RACIONAL .
A natureza do homem está ligada ao seu modo ser, pensar ou agir.
Hobbes acreditava que os homens são tão iguais quanto às faculdades do corpo e do espírito.
O que são as faculdades do corpo: Características presente no corpo humano – tato, paladar, olfato, visão...
Já as faculdades do espírito: estão relacionadas ao intelecto humano o que difere o homem de outros homens .
Hobbes cita o exemplo de um homem forte e um homem fraco , evidenciando a falta de força física do homem fraco , o que não quer dizer que o homem fraco não consiga exterminar o homem forte .o homem fraco por sua vez possui sua capacidade pensante , ele pode articular de forma ardil uma maneira de acabar com seu inimigo , tanto por meio do uso de uma arma, ou até mandar matar ele . Também o home fraco pode se associar aos outros inimigos do home forte , firmando uma aliança afim de exterminar seu inimigo.
Hobbes fala também que o homem possui uma característica de muito se enaltecer , uma caráter vaidoso, onde não considera que o outra possa ter um grau de sabedoria maior que o seu próprio.
Sendo o homem um ser opaco, POR NÃO SABER O DESEJOS E INTENÇÕES ALHEIAS ,belicoso por se sentir ameaçado , tem o DESEJO de exterminar o outro , assim sua NATUREZA NÃO MUDA , diferente do desejo que é passageiro sua natureza é PERMANENTE E IMUTÁVEL . HOBBES COLOCA QUE OS HOMENS NÃO TEM PRAZER ALGUM NA COMPANHIA DOS OUTROS E SIM PELO CONTRARIO UM ENORME DESPREZO, quando não existe um poder capaz de manter o respeito.
Hobbes da outro exemplo: dois homem desejam a mesma coisa , pois apenas um poderá gozar do êxito de ter a conquista , desse modo gera a discórdia .
hobbes classifica 3 motivos principais dessa discórdia .
- Competição = visa lucro
- Desconfiança = gera o medo e nisso busca a segurança
- Gloria = o júbilo
Hobbes também fala no texto a definição aristotélica, que o homem é um animal social. Para Aristóteles o homem vive em sociedade e só seria possível o desenvolvimento de suas potencialidades através do Estado.
Hobber faz algumas considerações: dizendo QUE O ESTADO DE NATUREZA SEPARA OS HOMENS, TORNANDO-OS CAPAZES DE ATACAR E DESTRUIR UNS AOS OUTROS.
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