Para venda
Seminário: Para venda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: criskita • 23/3/2014 • Seminário • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 469 Visualizações
1) O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não comercial. Há muitos tipos de organizações de varejo, e novos formatos continuam surgindo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo.
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, marketing direto é qualquer meio de comunicação ou propaganda interativo que possibilite uma resposta mensurável do próprio consumidor. Cite os tipos de varejo sem unidade física. Discorra sobre eles.
Varejo sem unidade física, não tem ponto fixo para a distribuição e vendas. É através da tecnologia que a loja vai até o cliente, podendo escolher o produto e comparar os preços sem sair de casa. São elas:
1- Venda Automática: Vending Machine (máquinas de vendas), funcionam através de moedas, cédulas ou fichas. Exemplo: Máquina de Refrigerantes.
2- Marketing Direto: Utiliza os meios de comunicação ( telefone, televisão , correios) para apresentar seus produtos. Exemplo: Telemarketing que vendem serviços e produtos por e-mail, telefone, propaganda de televisão e mala direta, onde um número de telefone é disponibilizado para a compra.
3- Comércio Eletrônico: Vendas pela internet, onde as empresas apresentam seus produtos ou serviços através de sites. Esse tipo de varejo é o mais procurado por variedades, conveniência e custos baixos, onde os consumidores tem mais acesso a informação sobre o serviço ou produto.
4- Venda Direta: Baseado no contato entre compradores e vendedores em três modalidades: venda de um a um, venda de um para muitos e marketing de rede como exemplo os produtos Forever ( Avon e Natura) onde os produtos são vendidos através de catálogos.
2) O Varejista passa por alguns desafios para equilibrar dois objetivos conflitantes, procura oferecer a mais completa gama de produtos para atender as mais diversas necessidades e por outro lado o investimento deve ser alto em estoque o que pode corroer a lucratividade da empresa.
Ao compor o mix de produtos o varejista deve considerar a substitutibilidade, complementaridade, indicadores de desempenho da linha de produtos, ciclo de vida de produto, ciclo da moda, necessidades dos clientes alvos, limitações de espaço, equipamento e recursos e o posicionamento mercadológico da empresa.
Quando se define a estratégia de variedade o varejista toma algumas decisões. Cite e discorra sobre cada uma delas.
1- Introdução de novos produtos- Com um novo produto, deve desenvolver uma avaliação do benefício para o desempenho da categoria e satisfação do consumidor.
2- Exclusão de produtos- Por falta de espaço nas lojas a retirada de produtos deve ser cautelosa, pois os clientes e fornecedores podem reclamar.
3- Aumento de variedade- Este pode ser descoberto através de pesquisa de variedade e na concorrência com os consumidores. Sendo importante citar quais dimensões devem ser enriquecidas.
4- Redução de variedade- O varejista com excesso de linha de produto fica com muito estoque, giro lento, pouca venda, escassez de recursos para a renovação e imagem confusa. Neste caso, pode enxugar seu mix de produtos reduzindo a variedade, mantendo a amplitude das mercadorias comercializadas.
5- Agrupamento de loja- Deve analisar a região, o público e o volume para identificar qual mix de produtos atende de forma mais eficaz a cada loja.
3) Um dos mais importantes desafios para a economia brasileira é a expansão do mercado de consumo. Ampliar o acesso das pessoas a produtos e serviços é um objetivo de grande relevância econômica e social. Juraci Parente (2000, p. 15-40) declara que varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não comercial. Qualquer organização que venda para consumidores finais seja ele um fabricante, um atacadista ou varejista, está fazendo varejo. Os serviços de varejo podem ser executados em vários níveis, quais são eles? Discorra sobre cada um deles.
O setor de varejo pelo simples fato de lidar diretamente com o consumidor final é uma das atividades econômicas mais dinâmica. O serviço de varejo pode ser executado em quatro níveis: autos serviço, autos seleção, serviço limitado e serviço completo.
1- Auto serviço tem como uma das qualidades a facilidade a agilidade e de escolha nas compras. Exemplo: Supermercados onde é permitido que o cliente tenha a liberdade de escolha na aquisição de produtos e serviços, sem a interferência de vendedor.
2- Auto seleção os clientes tem a liberdade de escolha, todavia podem pedir ajuda de um vendedor caso haja necessidade. Exemplo: Lojas de departamentos (Riachuelo, Americanas), entre outras.
3- Serviço limitado os clientes necessitam de ajuda por parte dos vendedores, pois este serviço oferecem uma quantidade maior de mercadoria em exposição . Este tipo de varejo, oferece ao consumidor benefícios tais como: créditos, devolução de mercadorias, entre outros.
4- Serviço Completo o cliente tem sempre a sua disposição um vendedor que o acompanha em toda a sua compra. Exemplo: Concessionária, ótica entre outras.
4. Há muitos tipos de organizações de varejo, e novos formatos continuam surgindo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo. Os consumidores podem comprar produtos e serviços em uma grande variedade de lojas. Existem vários tipos de lojas de varejo, talvez o mais conhecido seja a loja de departamentos. Cite algumas das características do varejo com loja e sem loja. Discorra sobre cada um deles .
Varejo com loja- Características:
1- Lojas de Especialidades- Possuem produtos de linha estreitas e oportunidades de demanda de mercado.
2- Loja de Conveniência- Possuem preços mais altos, fluxo alto de rotatividade e com horários diferenciados.
3- Lojas de Departamentos- Em uma mesma loja possui várias outras. Exemplo: lojas de especialidades e departamento de linhas, mini lojas e magazines .
4- Loja de Desconto- Produtos fora de linha e ponta de estoques, preços mais baixos e grande volume.
5- Supermercado- Operação de auto serviço em alimentação, limpeza doméstica e higiene, com baixo custo, baixa margem e alto volume.
...