Paradigma
Por: Marina Campos • 15/5/2015 • Relatório de pesquisa • 349 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
2° REGISTRO
Segundo Popper, a ciência começa com problemas, no qual estes problemas possam ter aspectos do mundo ou do universo. As hipóteses são propostas para solucionar os problemas, então as hipóteses são criticadas e testadas, algumas podem ser rapidamente eliminadas e outras bem-sucedida. Por mais que uma teoria passe por testes rigorosos não se pode dizer que ela é verdadeira.
As observações constroem problemas, são apenas problemáticas.
Um exemplo são as plantas, pois se observa que muitas delas em um determinado período do ano as folhas caem. Com isso tenta descobrir o problema dessas folhas cair, cria se varias hipóteses como: O que faz como que as folhas caem nesse período do ano? As espécies podem intervir? , entre outras. Com isso cada uma dessas hipóteses ira serem testada, no qual podem ser corroborada ou refutada.
O modelo de racionalidade que preside a Ciência Moderna a partir da revolução cientifica é desenvolvido pelas ciências naturais (Física, Biologia, Química), Ciências Exatas (Matemática e Geometria) Ciências Sociais ou Humanas (Historia Sociologia). O método baseia-se na observação, descrição e sistematização da natureza, usavam instrumentos da matemática para quantificar, pois se tornou sinônimo de conhecer. Os paradigmas são muito forte referentes ao modelo de racionalidade cientifica alguns traços atravessam a crise. A crise do paradigma dominante é o resultado de uma pluralidade de condições sociais e teóricas.
A objetividade caracteriza a validade de um conhecimento, a objetividade não é sinônimo de verdade embora possam confundir os dois conceitos, mas sim a qualidade e confiança do seu objetivo, a objetividade tem algo com universal independente de cultura,religião. Na ciência é a propriedade de teorias cientificas que podem ser testadas, no qual está relacionada aos experimentos científicos. Pode ser considerada objetiva criando hipóteses, uma teoria, para representar o avanço do mundo real.
Neutralidade - Onde atuamos sobre o controle do nosso Ego, no qual todos somos responsáveis. A neutralidade é não opinar, não estabelecer debates, mas também não colocar-se para trás. É como se disser o que resolver está bom.
...