Parasitologia
Trabalho Escolar: Parasitologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitorfoxhounds • 21/3/2015 • 2.363 Palavras (10 Páginas) • 1.131 Visualizações
Exercício – Conceitos de parasitismo e protozoários.
Façam a leitura do material disponibilizado no portal sobre conceitos de parasitismo e protozoários já abordados em aula, utilizem também o conteúdo dos livros sugeridos. Respondam as questões abaixo:
1. Defina o termo simbiose.
Simbiose, em biologia, é uma associação de dois seres vivos, duas plantas ou uma planta e um animal, na qual ambos os organismos recebem benefícios, mesmo que em proporções desiguais.
2. Quanto às relações simbióticas, defina: Comensalismo, Mutualismo e Parasitismo.
Comensalismo é uma das relações harmônicas interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes), caracterizada por ser benéfica para uma das partes, sem causar prejuízo para a outra parte, em situações que envolvam alimentos, tais como restos de alimentos ou do metabolismo. É denominado comensal, a espécie que se alimenta dos restos da outra espécie.
O mutualismo é uma das relações harmônicas interespecíficas (entre indivíduos de espécie diferentes), na qual ambos se beneficiam. A relação entre os seres é intima e duradoura. Esta relação é chamada por alguns autores de simbioseobrigatória, pois uma espécie não poderia sobreviver independente da outra.
Parasitismo é uma relação interespecífica (que ocorre entre espécies diferentes), onde apenas uma espécie é beneficiada (parasita), através do prejuízo causado em outra espécie (hospedeiro).
3. Definir os termos parasita, parasitose e parasitíase.
Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência.
Parasitoses são doenças causadas por organismos parasitas. Após entrar e se instalar no corpo humano ou de outro animal, estes parasitas desenvolvem doenças, podendo provocar uma série de danos ao organismo e até mesmo a morte, caso não haja o tratamento devido. Estes parasitas podem ser vermes, bactérias, vírus ou protozoários.
Parasitíase – embora passível de provocar danos á saúde – relacionamento equilibrado – portadores assintomáticos.
Equilíbrios harmônicos - podem passar a ser desarmônicos (decréscimo de defesas)
Relações consideradas como simbiose e parasitismo, são uma fotografia momentânea, não são relações estáticas.
Primeiro passo do agente no organismo – instalar-se e desenvolver sua ação.
4. O que significa foresia.
Fenômeno de transporte que se observa em certos animais,e no qual o animal transportado se serve do hospedeiro únicamente como de um veículo.
5. Quanto à classificação dos parasitas defina: parasitas periódicos ou provisórios e permanentes.
Parasitismo Periódico:
É um terceiro tipo de parasitismo obrigatório, no qual há fases obrigatórias de parasitismo e fases de vida livre, que se sucedem regularmente no curso da vida do indivíduo. Ex.: mosca do berne.
Quanto à região do parasitismo em relação ao hospedeiro, classificam-se em Ectoparasitos e Endoparasitos.
Ectoparasitos – que vivem à superfície do corpo dos hospedeiros, como exemplo, os piolhos, os carrapatos, pulgas, etc. Endoparasitos – que se localizam na intimidade dos tecidos ou na luz de cavidade naturais. Ex.: o protozoário, causador do impaludismo que vive no interior dos glóbulos vermelhos do sangue ou as tênias do homem, que se localizam no interior do intestino.
Parasitismo Permanente:
É aquele em que o parasita têm necessidade de passar todo seu ciros. É o que ocorre com os piolhos que só podem viver, de modo permanente, associados aos seus hospedeiros, morrendo quando deles são afastados. O mesmo acontece com numerosos outros parasitos do homem e animais como por exemplo: as Taenias que necessitam de um ou mais de um hospedeiro para sua existência.
6. Quanto ao tempo de duração do parasitismo defina: parasitas temporários ou intermitentes
Parasitismo Temporários:
O parasitismo temporário ou intermitente é um tipo de parasitismo obrigatório, no qual o indivíduo só procura o hospedeiro para dele retirar seu alimento. É o tipo de parasitismo que se observa nos insetos hematófagos, isto é, aqueles que se nutrem de sangue. Ex.: sanguessuga, pulgas.
7. Quanto ao requerimento de uma vida parasitária: parasitas obrigatórios, facultativos e parasita acidental.
A – Acidentes ou ocasionais – são os que somente se tornam parasitas ocasionalmente. Ex.: certos fungos e bactérias apenas saprofitas, isto é, vivem da matéria orgânica putrefata e podem, ocasionalmente, atingir feridas de animais ou lesões em vegetais, infectando os tecidos dos mesmos. As micoses, não raramente, são ocasionadas por esse tipo de parasitas.
B – Facultativos ou condicionais – são os que praticam habitualmente a vida parasitária, mas que, em certas circunstâncias, assumem outro modo de vida, Ex.: algumas bactérias e fungos que parasitam seu hospedeiro, cuja morte os obriga ao saprofitismo que se inicia pela putrefação do cadáver, que até ajudam a completar.
C – Obrigatórios – também designados de necessários ou absolutos. Animais para os quais a vida parasitária é irreversível pelo menos em alguma fase de seu ciclo vital. São os que só conseguem sobreviver no ambiente proporcionando pelo hospedeiro, isto é, ás expensas, dele. Não conhecem outro modo de vida parasitária. Ex.: Taenia Solium.
8. Quanto à especificidade parasitária descrever os termos: Estenoxenos e Eurixenos.
Parasita estenoxeno: Organismo que apresenta alta especificidade parasitária ocorrendo, em um mesmo estágio evolutivo, apenas em uma espécie de hospedeiro.
Parasita eurixeno: Organismo que apresenta baixa especificidade parasitária ocorrendo, em um mesmo estágio evolutivo,em várias espécie de hospedeiro.
9. Em relação ao ciclo biológico definir: parasitasmonoxenos e heteroxenos.
Os parasitas monoxenos são aqueles que completam seu ciclo em apenas um hospedeiro e não têm fase larval. Os parasitas heteroxenos são aqueles que necessitam de mais de uma espécie
...