Parcerias E Alianças Estrategicas
Ensaios: Parcerias E Alianças Estrategicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago407 • 9/9/2014 • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 762 Visualizações
Enxergar os ambientes empresariais como parte importante nas decisões estratégicas é muito mais do que apenas percebê-los como elementos estáticos ao redor da empresa. A visão estratégica deve levar em consideração o movimento constante de componentes do ambiente interno e do ambiente externo da empresa.
A respeito dos ambientes estratégicos da empresa, podemos afirmar que:
( ) O conceito de ecossistema de negócios limita-se ao macroambiente da empresa.
( ) O ambiente externo da empresa é composto pelo micro e macroambiente.
( ) Os stakeholders são público de interesse que fazem parte do ambiente externo da empresa.
( ) Elementos como tecnologia e sociedade fazem parte do macroambiente da empresa.
( ) Elementos como concorrentes, fornecedores e distribuidores fazem parte do microambiente da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:
Escolher uma resposta.
a. V-V-F-V-V.
b. F-V-V-V-V.
c. V-F-V-V-F.
d. F-V-F-V-V.
e. V-V-F-F-F.
Question 2
Notas: 1
As Cinco Forças de Porter.
Fonte: adaptação de Kluyver (2010, p. 65)
O Modelo das Cinco Forças, proposto por Michael Porter (2004), é uma ferramenta para se diagnosticar como ocorre a rivalidade em determinado setor. Para o planejamento estratégico de uma empresa, levantar as forças que regem os movimentos competitivos é bastante importante, pois, a partir daí, ela poderá determinar se valerá a pena ou não entrar nesse setor, se valerá a pena ou não manter-se nesse setor e, além de tudo, determinar quais serão os melhores caminhos a serem percorridos para implementar sua decisão.
Em relação a esse assunto, podemos afirmar:
Para que novos concorrentes entrem em determinado setor, eles devem ultrapassar as diversas barreiras que geralmente se apresentam como: economias de escala; exigências de investimentos; acesso aos canais de distribuição, entre outras.
A rivalidade dentro de um setor é acirrada quando o crescimento é lento dentro dele, e a batalha por manter os clientes é maior do que a de conquistar novos clientes.
Quando o público consumidor de determinado setor tem poder de barganhar suas compras, ou seja, quando há muitas empresas praticando benefícios/custos parecidos, a competitividade aumenta porque as empresas aumentam esforços para conquistar esse cliente tão disputado.
É correto o que se afirma em:
Escolher uma resposta.
a. II e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, II e III.
e. I, apenas.
Question 3
Notas: 1
Em relação à globalização, podemos afirmar que:
( ) Em muitos setores, não faz mais sentido falar no mercado alemão, no norte-americano ou no japonês; existe apenas o mercado global.
( ) A globalização é um fenômeno bastante recente, tendo início nos Estados Unidos ao final do século XIX.
( ) A globalização leva os mercados nacionais a fundirem-se em um imenso mercado global.
( ) Alguns autores mencionam que a globalização pode ter várias expressões: a globalização política; a globalização econômica; a globalização tecnológica.
( ) A globalização leva ao aumento contínuo das barreiras aos investimentos e ao comércio internacional como forma de defesa dos mercados nacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:
Escolher uma resposta.
a. V-F-V-V-F.
b. V-V-F-F-F.
c. F-V-V-V-V.
d. F-V-F-V-V.
e. V-V-F-V-V.
Question 4
Notas: 1
O autor Charles W. L. Hill, em sua obra O essencial da administração estratégica (2013, p. 44), afirma que “[...] reivindicações sindicais por salários mais altos podem ser conflitantes com a demanda dos consumidores por preços justos e com as demandas dos acionistas por retornos aceitáveis”.
Em relação à fala desse autor, podemos afirmar:
Não é possível, a uma empresa, atender aos interesses de todos os seus stakeholders ao mesmo tempo, e, além disso, as reivindicações podem ser conflitantes.
A empresa que atinge diferencial competitivo consegue manipular os interesses dos sindicatos para que suas ações não interfiram nos resultados dos negócios corporativos.
Ao tentar atender aos interesses de seus stakeholders, a empresa deve sempre priorizar seus acionistas, pois é deles que vem o dinheiro que sustenta
...