A parceria entre a MPX e a E. ON
Artigo: A parceria entre a MPX e a E. ON. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mdfs • 28/3/2013 • Artigo • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 892 Visualizações
fdgdfgdfg O bilionário Eike Batista anunciou nesta quinta-feira (28) um acordo para vender mais 24,5% de sua empresa de energia elétrica, MPX, para a alemã E.ON, numa operação de cerca de R$ 1,5 bilhão e que prevê ainda uma oferta pública primária de R$ 1,2 bilhão para aumento de capital da companhia.
O empresário já havia anunciado na semana passada que estava em "negociações avançadas" para vender uma nova fatia de sua empresa de energia. A alemã E.ON (que já possuia 11,7% da empresa brasileira) fica agora com uma fatia de 36,1% da empresa brasileira.
Eike havia afirmado também que não vai deixar o controle da companhia.
As duas empresas esperam concluir a primeira etapa da transação até o fim de abril deste ano, após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A segunda etapa, que consiste no aumento de capital, deverá acontecer nos meses seguintes.
A MPX possui, atualmente, cinco usinas em operação que somam 1.082 MW de capacidade instalada e estima alcançar 2.838 MW até o fim de 2013.
Parceria entre MPX e E.ON
A MPX Energia, controlada pelo empresário Eike Batista, e a alemã E.ON anunciaram a formação de uma joint venture em 11 de janeiro de 2012. Na época, o empresário disse que pretendia criar a maior empresa privada de energia do país, para projetos térmicos e renováveis no Brasil e no Chile
A parceria foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 14 de março do ano passado.
Ampliar
Veja os conselhos de sucesso do bilionário Eike Batista21 fotos 1 / 21
O bilionário Eike Batista utiliza a rede social Twitter para dar dicas a seus quase 500 mil seguidores. Empreendedorismo, coragem e crença no país estão entre as lições passadas pelo empresário. No melhor estilo autoajuda (ou seria Eike-ajuda?), veja algumas das principais dicas de Eike Arte UOL
Ampliar
A carreira de Eike Batista13 fotos 1 / 13
INFÂNCIA
Eike Fuhrken Batista nasceu em Governador Valadares (MG), em 3 de novembro de 1956. Passou a infância no Brasil e a adolescência na Europa. É um dos sete filhos de Eliezer Batista e Jutta Fuhrken. Na foto, Jutta com os filhos Dietrich, Eike, Monika, Werner, Helmut e Harald, no Rio de Janeiro Reprodução
(Com agências)
Comunicar erroImprimir
UOL CLIQUES
Novo Voyage
Novo Voyage com Eco Comfort. Mais inteligente e econômico. Confira!
Ofertas.VW.com.br
Anuncie aqui
COMENTÁRIOS 13
Comentar com:FacebookTwitterPerfil UOL
JDP 9 minutos atrás
Entenderam agora onde foi parar o dinheiro das privatizações do FHC???
Responder0Denunciar
JDP 15 minutos atrás
Só faltou dizer que seu pai, ex ministro de minas e energia durante a ditadura militar foi quem deu o caminho das pedras ou do ouro para este grande empresario. Na verdade foi o maior assalto a que o país foi submetido desde de a derrama do ouro protagonizado pelos portugueses nos idos de 1700.
Responder0Denunciar
GuGa® 15 minutos atrás
O Eike, tem o maior empresa de Celulose do mundo. A empresa CeluloseX.......só puro papel.
Responder0Denunciar
beduinoarmenio 18 minutos atrás
esse sujeito é baita avião.abram os olhos, cuidado que vem nabo.
Responder0Denunciar
NIROK64 19 minutos atrás
PF olhe com carinho esse enganador da terra das estatais.
Responder1Denunciar
mvzdo 19 minutos atrás
Maior laranja da história do Brasil. Montou empresas com permissões de exploração exclusivas para empresas "Brasileiras" e vendeu para os reais interessados, tudo na "LEGALIDADE". Já era, o Brasil é um corpo com câncer e graças ao governo do PT esse câncer fez metástase. Já não temos domínio do nosso pais, nossas riquezas estão sustentando outros países e vamos ser deixados para sucumbir sozinhos. Parabéns povo ignorante, é como uma pessoa me falou 2 dias atras, somos um mar de mediocridade com ilhas de excelência
Responder3Denunciar
DI MARKIS 9 minutos atrás
Concordo com suas colocações. Servimos às multinacionais que logo pertencem a grupos, como por exemplo: Os Rockffeler, Rotschild e outros mandalhões da economia mundial. Viva o Brasil Colônia !
0Denunciar
Rubens Moura 23 minutos atrás
Um detalhe: se esse empreendimento é uma Joint Venture, este é controlado em conjunto, ou seja o Eike não controla exclusivamente o empreendimento. Caso o Eike controle esse negócio sozinho, não há de se falar em Joint Venture.
Responder1Denunciar
grilo-falante 28 minutos atrás
O sr. Eike é um empresário brasileiro como nenhum outro. Gostaria que tivesse sucesso e fosse uma referência internacional para nós brasileiros. Mas seus negócios nunca são suficientemente claros. Esta compra de participação é em moeda (cash) ou em troca de papéis? A reportagem não esclarece. Outra coisa importante: essa MPX já funciona a pleno vapor ou é uma empresa só no papel? Qual o faturamento, qual o seu Ebitda, qual o seu lucro em 2012? Esse repórter precisa trabalhar mais e pesquisar!
...