Parlenda
Tese: Parlenda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cabalisboa • 3/10/2013 • Tese • 2.224 Palavras (9 Páginas) • 705 Visualizações
Introdução
A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar é um momento sagrado. É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunica-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.
O adulto, ao se permitir brincar com as crianças, sem envergonhar-se disto, poderá ampliar estruturar, modificar e incrementar as experiências das crianças. Ao participar junto com as crianças das brincadeiras, ambos aprendem através da interação, constroem significados apropriando-se dos diversos bens culturais. Na escola, esse resgate pode ser feito de duas formas: nas aulas de educação física e em gincanas recreativas, que deveriam ser muito mais frequentes nas escolas de hoje.
Objetivos gerais
Oportunizar a criança a reviver e construir brincadeiras e brinquedos que caracteriza o tempo e a cultura de maneira significativa em que os valores de cooperação, de respeito, de justiça, de solidariedade e auto estima estejam presentes.
1.0 Parlenda
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
1.1 Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas ’’ já serrou’’?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
2.0 Trava línguas
O trava-língua é uma modalidade de parlenda, sendo assim uma espécie de jogo verbal, fazendo assim parte da nossa cultura e do nosso folclore.
O trava-língua consiste em dizer com clareza e rapidez algumas frases, muitas vezes com rimas, ou encontro consonantal e fonemas não havendo a necessidade de uma melodia, mas nada impede que haja, usamos palavras que não usamos normalmente, com uma sequencia de silabas que nossa língua não está acostumada a usar. Sendo assim o trava-língua tem este nome devido à dificuldade que o povo tem ao tentar pronuncia-los corretamente.
2.1 No que ajuda?
O trava-língua além de nos divertirmos também nos ajuda em algo muito importante que é a nossa dicção, conseguindo desta forma passar as palavras com mais clareza, ajuda no desenvolvimento da criança ou mesmo do adulto.
Também encontramos a questão do ritmo, quanto mais rápidos tentamos dizer mais difícil de falar, mas se estivermos na mesma velocidade a frase toda conseguiremos melhor.
Um cantor, ator, professor, palestrante ou mesmo em um atendente de telemarketing, onde temos a necessidade de lhe dar com as outras pessoas, torna-se um exercício indispensável para que os seus objetivos seja alcançado.
2.2 Brincar
Além de aperfeiçoar a pronuncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.
O trava-língua pode ser uma poesia, uma historia ou até uma musica, mas nunca deixa de ser um jogo de palavras difíceis de serem pronunciadas.
Todos os trava-línguas são trabalhadas das seguintes formas fale bem depressa, repita três vezes, diga correndo ou formas similares.
São embaraçosos provocam risos e caçoadas, e este é o ingrediente para um jogo perfeito.
2.2 Curiosidade
O trava-língua é citado no Kama Sutra como uma das 64 artes a serem estudadas pelas cortesãs e é escrito da seguinte maneira: Estudo de frases difíceis de pronunciar. É um jogo praticado principalmente pelas mulheres e crianças, e consiste em dar-se uma determinada frase cujas palavras, quando rapidamente repetidas, são frequentemente trocadas ou mal pronunciadas.
2.3 Se o príncipe de Constantinopla
Quisesse se desconstantinopolizar
Qual seria o desconstantinopolizador
Que iria a Constantinopla para desconstantinopolizá-lo?
O arcebispo será desarcebispoconstantinopolizado:
Quem arcebispo Constantinopolizará?
Quem o arcebispo constantinopolizar,
Bom desacerbispoconstantinopolizador será.
Se o Bispo de Constantinopla
Há quisesse desconstantinopolizar,
Não haveria desconstantinopolizador
Que a desconstantinopolizaria
Desconstantinopolizadoramente.
3.0 Adivinhas O que é o que é?
Na antiguidade era algo para ver quem era então o mais sábio, decifração de enigmas apenas para os mais inteligentes. Com o passar do tempo todo o sentido filosófico se perdeu, hoje é facilmente encontrado na voz de todos e principalmente nas crianças.
São conhecidas como adivinhações ou o que é o que é, são perguntas em formas de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar, trazendo assim a diversão.
Criadas pelas pessoas, sendo assim, se renovando a cada dia mas sem deixar de fazer parte da cultura
...