Pcp E Sua História
Exames: Pcp E Sua História. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alex.marin • 14/4/2014 • 564 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Observando as figuras anteriores, e colocando-se como administrador da produção das empresas responsáveis pela entrega dos produtos acima, relate quais preocupações (e posteriormente as ações), devem ser desempenhadas pela sua equipe?
O PCP dentro da empresa deve atuar como um sincronizador do sistema. Fazendo com que o planejamento, a direção e o controle persigam os mesmos resultados. O mesmo recebe informações sobre vendas, estoques, linhas de produtos e máquinas, onde fica responsável em transformar essas informações para que cada item se torne menos oneroso possível para a empresa. Ele é o elo entre o departamento de vendas e a produção, determinando: o que produzir, quando produzir, como produzir, onde produzir, quem produzir. Tais determinações são tiradas e analisadas a partir de fichas técnicas, pedidos dos clientes, previsões de vendas, processo de cada componente, capacidade produtiva, estoques existentes e tempo de fabricação.
O planejamento da produção é o pré requisito por excelência para execução de um programa. Consiste no acerto da produção por um período a partir das perspectivas de vendas. Os objetivos do planejamento são: entrega dos produtos na data prevista, tempo mínimo de fabricação, tempo mínimo ocioso (máquinas e mão de obra). Os planos de produção não são padronizados, onde cada empresa tem o seu, porém existem dados e cálculos inerentes a todos os planos de produção que são: Características técnicas do produto final, vendas reais, estoques existentes, características técnicas das máquinas, produção programada por máquina, produção real necessária por máquina, número de máquinas, ocupação real de cada máquina.
Os princípios básicos da programação de produção são: os de duração ótima da tarefa, o do plano de produção, o da seqüência ótima de operação. Dentro da programação comumente se destacam as datas previstas e reais, tempos de preparação e produção, tipo e número de máquinas por produto, dados técnicos do produto de entrada e de saída, produção prevista de cada máquina, velocidade e eficiência prevista do equipamento, tempo padrão de operação, operação e norma dentro de cada equipamento.
A etapa seguinte consiste na emissão de ordens de serviço que são necessárias para serem conseguidos os itens de produção no tempo previsto. Através das ordens autoriza-se a fabricação de certa quantidade de produto dentro de um prazo determinado, seguindo uma seqüencia lógica de operações.
Um dos objetivos do PCP também é a redução de custos, portanto nada mais lógico que um controle de desperdícios, que podem ser proposital causado por descuido na operação, falta de treinamento do operador ou negligência, o necessário é a eliminação de sujeiras ou defeitos o início e no término de operação onde essa perda às vezes se faz necessária.
O PCP também tem ligação com o estoque, mas somente com aquele que é considerado de grande importância, pois está diretamente ligada a produção. Pois é um fator básico com acompanhamento constante. De acordo com eles, ocorre verificação do prazo de atendimento da necessidade de compra e programação das máquinas.
O acompanhamento e o controle da produção, é um processo administrativo que dirige e verifica todas as atividades previamente programadas, é a função que completa o ciclo
...