Atps De Pcp
Artigos Científicos: Atps De Pcp. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: selma150 • 21/5/2013 • 3.098 Palavras (13 Páginas) • 473 Visualizações
INTRODUÇÃO ................. ............................................................................. 02
(ETAPA 1) PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇAO ................ 02
(ETAPA 2) PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO......................................06
(ETAPA 3) CONTROLE DA PRODUÇÃO................................................. 09
(ETAPA 4) CONTROLE DE ESTOQUES.................................................... 11
CONCLUSÃO......................................................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................................13
1
INTRODUÇÃO
A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positiva ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é Planejar. A função do Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Não é simples trabalhar com organizações de empresas. Não se sintetiza em uma tarefa fácil e imediata, pois existem regras que podemos delinear com atividades que se tornem aceitáveis decidir como iremos organizar os métodos produtivos, com planos e programações, muitas vezes resistentes por partes de funcionários da própria empresa.
Tendo objetivos de garantir que teremos produtos e abastecimentos para um determinado estabelecimento. O artifício de PCP é utilizado em todos os momentos; em fábricas e indústrias em geral, com intuito de achar falhas e defeitos, e as eliminar ou minimizar para obtermos resultados aceitáveis para a empresa.
Sendo assim iremos ver melhor a necessidade e intuito de termos um controle e programação para cada planejamento, gerando recursos e metodologias que facilitam o dia a dia de produção.
O PCP (planejamento e controle de produção) é responsável pelo bom curso de todo o
2
mecanismo industrial, do seu bom funcionamento e, portanto os resultados obtidos pelo
mesmo.
Uma indústria desorganizada, não tem objetivos definidos e não cumpri os prazos previstos de produção, desta maneira não terá alcançado a sua meta principal: O LUCRO. Isso acontece em alguns casos por culpa do próprio departamento, por comodismo ou por desconhecimento da sua importância.
O planejamento de produção trata dos problemas reais, de maneira que as organizações produzem bens e serviços com qualidade. Em um sistema bem-sucedido o planejamento e controle de produção recebem da direção das metas a serem alcançadas e a partir daí, dá-se início a formulação de planos e objetivos a serem atingidos, dirigindo os recursos humanos e físicos com base nas metas e nos planos que acompanham as ações, se necessário corrigindo prováveis desvios.
As atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio a Produção. Com base neste departamento de apoio, o PCP torna-se responsável pela organização e aproveitamento dos recursos produtivos, de forma que atenda da melhor maneira possível às metas estabelecidas em níveis estratégico, tático e operacional da empresa em questão. Para atingir os objetivos do PCP são necessárias informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo e um conjunto de atividades eficaz e eficiente.
Os fatores fundamentais, responsáveis para abordar um PCP, de início já identificando as áreas de apoio aos itinerários de fabricação são:
O lead times, o Marketing (que busca o plano de venda e pedido firme);
A Manutenção (que fornece os planos de manutenção);
Compras/Suprimentos (informa as entradas e saídas dos materiais em estoques);
Os Recursos Humanos (são necessários os programas de treinamento);
Finanças (fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa);
3
Considerando que todos os fatores são fundamentais para que se garanta uma estratégia de qualidade e elaboração de Produção e Controle de Produção (PCP).
As atividades do PCP são exercidas nos três níveis de projeto e controle das atividades produtivas de um sistema de produção.
Nível estratégico: Onde são definidas as estratégias de longo prazo da empresa.
Nível Tático: Onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção.
Nível Operacional: Onde são preparados os programas de curto prazo de produção.
O PCP prepara a programação da produção administrando estoques, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção em todos os níveis operacional, estratégico e tático.
O PCP compõe de um conjunto de atividades administrativas:
Previsão de demanda;
Planejamento da capacidade de produção;
Programa detalhado da produção.
Atividades desenvolvidas pelo PCP.
Consiste em
...