Pedido De Vida
Ensaios: Pedido De Vida. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gerson1234 • 25/5/2014 • 5.416 Palavras (22 Páginas) • 264 Visualizações
vFIDES REFORMATA XIII, No 2 (2008): 49-63
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM JOÃO AMÓS COMENIUS
Edson Pereira Lopes*
RESUMO
O pensamento de Comenius tem sido revisitado por meio de alguns
pesquisadores comenianos preocupados em demonstrá-lo como pedagogo,
sendo esta uma das razões pelas quais é conhecido como o “pai da pedago-
gia moderna”. Por outro lado, há poucas pesquisas que apontam Comenius
como teólogo, enfatizando que ele não foi apenas um pedagogo, mas que sua
atividade principal era a teologia. A partir dessa constatação, esta pesquisa
objetivou demonstrar que só se pode compreender o conceito de educação de
Comenius tendo como pressuposto fundamental a inter-relação da teologia
com a pedagogia, entre as quais Comenius não faz distinção. É somente com
este pressuposto que se compreende o motivo pelo qual Comenius destacou a
educação, fundamentada no ensino, na moral e na piedade, como a salvação
ou o remédio divino para a cura da corrupção do gênero humano, uma vez
que ela tem como finalidade última fazer do homem um “paraíso de delícias
para o Criador”.1
PALAVRAS-CHAVE
Comenius; Teologia; Morávios; Ensino, moral e piedade.
INTRODUÇÃO
João Amós Comenius foi o primeiro indivíduo a instituir a educação como
uma ciência sistemática, sendo esta uma das razões pelas quais ficou conhecido
*
O autor é bacharel em teologia pelo Seminário Rev. José Manoel da Conceição; mestre em
Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; doutor em Ciências
da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, e professor da Escola Superior de Teologia da
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
1
COMENIUS, J. A. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 26.
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17/03/2009 12:16:54EDSON PEREIRA LOPES, O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM JOÃO AMÓS COMENIUS
como o “pai da pedagogia moderna”. Todavia, percebe-se que o acesso dos
pesquisadores brasileiros às obras primárias de Comenius em português está
restrito à Didática Magna, o que resulta em algumas dificuldades para realizar
a hermenêutica do pensamento comeniano. A maioria dos pesquisadores de
Comenius tem seu foco voltado para os métodos educacionais, e assim ele é
considerado apenas como pedagogo, o que contraria o próprio Comenius, que
afirmou não se considerar um pedagogo, mas um teólogo por profissão e voca-
ção.2 Talvez por esta razão é que encontramos raríssimos estudos referindo-se a
Comenius como teólogo, com exceção dos rápidos e esporádicos comentários
que aparecem em alguns poucos livros e dissertações.
Com base no exposto, o foco deste artigo é tríplice: 1) tornar as principais
obras literárias de Comenius um pouco mais conhecidas do público brasileiro;
2) demonstrar a relevância do pensamento de Comenius para a atualidade; 3)
identificar o real conceito de educação no pensamento de Comenius.
1. SÍNTESE DA VIDA E PRINCIPAIS OBRAS DE COMENIUS
No contexto da expansão da Reforma Protestante está a congregação dos
Irmãos Morávios. Esse grupo remonta ao século 15 com Jan Hus (1369-1415),
que, além de líder religioso, foi reitor da Universidade de Praga. Desde cedo
os morávios descobriram que uma das formas fundamentais para salvaguardar
a unidade entre os Irmãos seria a educação, que se tornou, tradicionalmente,
um dos princípios mais relevantes desse movimento religioso. Tal ênfase
fez com que as escolas dos Irmãos Morávios, inclusive a Universidade de
Praga (1348), fossem contadas entre as melhores da Europa na época de Hus
e também nos dias de Comenius. A maioria dos professores tinha o grau de
mestre, e era motivo de orgulho o fato de terem passado pela Universidade
de Praga autoridades como o matemático João Kepler e o pensador Giordano
Bruno, que ali também lecionaram.3 Os Irmãos Morávios demonstravam a
dupla preocupação com a teologia e a pedagogia. Foi com esta perspectiva
que traduziram a Bíblia, do hebraico e do grego, para sua língua materna, a
célebre versão de Králice.4
João Amós Comenius nasceu em Nivnice, na cercania de Uherský Brod,
na Morávia, hoje República Tcheca, em 28 de março de 1592. Matriculou-se na
escola latina de Prerov, no ano de 1608, quando tinha 16 anos e se sobressaiu
como bom aluno e como um paradigma para os seus colegas. Terminados os
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LOCHMAN, J. M. Acta comeniana. In: Comenius as theologian. Praga:
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