TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido De Vida

Trabalho Universitário: Pedido De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Salário é Fator Motivação?

Este é um dos temas mais polêmicos atualmente no mercado se realmente o salário é um fator motivacional, pois as empresas ainda hoje perdem talentos para outras pelo salário.

Estudando um pouco mais a fundo o assunto, verificamos que o salário consegue suprir as necessidades fisiológicas e higiênicas, mas não suprir o ego humano.

Quando o colaborador está motivado ele entra no equilíbrio do seu ciclo, porém quando cai sua motivação, o mesmo entra num desequilíbrio até conseguir aumentar sua motivação e voltar ao equilíbrio normal.

O salário só será fator motivacional quando o mesmo estiver acompanhado de benefícios que trazem ao colaborador, maior segurança em todos os aspectos diários, sendo diversos os tipos de benefícios como:

• Cesta básica

• Plano médico

• Plano Odontológico

• Previdência Privada

• Auxilio Farmácia

• Refeição

• Empréstimo Consignado

• Vale transporte

• PLR

• Entre outros.

Hoje, já existe uma ferramenta que está sendo aderida por diversas empresas sendo ela a administração de cargos e salários, que traz aos colaboradores e empresas maior estrutura do cargo, um salário mais competitivo e um plano de carreira. Com isso conseguimos administrar bem a motivação do colaborador respondendo então a pergunta: salário somente será fator de motivação quando bem administrado e com seus benefícios acompanhando.

A motivação é uma força particular

A motivação é uma força interior que se

modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular, erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

• Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:

- Auto-realização

- Autoestima

- Sociais

- Segurança

- Fisiológicas

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

• Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:

Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.

• Já David McClelland identificou três

necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

Introdução do trabalho: Definição de Salário e Motivação

Estudando um pouco mais a fundo o assunto verificamos que o salário consegue suprir as necessidades fisiológicas e higiênicas, mas não suprir o ego humano. E é por isso que as empresas ainda hoje perdem talentos para outras empresas pelo salário.

Na maioria dos casos o salário só é fator motivação quando a mesma esta acompanhando de benefícios que traz ao colaborador maior segurança.

Existe hoje a administração de cargos e salários, que traz aos colaboradores e empresas maior estrutura do cargo, um salário mais competitivo e um plano de carreira. Assim facilita administrar a motivação do colaborador.

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

Para uma adequada gestão de Recursos Humanos, são de suma importância à existência de um Plano de Cargos e Salários, competente e voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com