Peito do rosto
Resenha: Peito do rosto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edenilson.silva • 12/4/2014 • Resenha • 589 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
Seios da face
Mentonaso- Paciente em DV com a ponta do queixo sobre a mesa e nariz 1 dedo distante da mesa mãos nas laterais.
RC- Na parte posterior do crânio saindo no nasio perpendicular FILME 18x24 long ou na metade do filme 24x30 tras, com bucky.
Identificação radiográfica a direita do paciente com ordem de leitura p/ baixo na borda inferior ou superior.
Frontonaso- Tudo idêntico ao mentonaso p/ ossos da face.
Perfil - Tudo idêntico ao perfil p/ ossos da face.
Axial - Tudo idêntico ao hirtz (axial) do crânio, com a diferença de que o filme será 18x24 long.
Waldon- Paciente em ortostático com a ponta do queixo e ponta do nariz 1 dedo distante do plano da estativa RC incidira horizontal e perpendicular na parte posterior do crânio saindo no nasio FILME 18x24 long. ou 24x30 tras p/ 2 incidência com bucky.
P/ ser considerado WALDON basta inclinar a cabeça na proporção de 15° a 25° p/ a direita ou esquerda lateral, ao inclinar p/ a dir. deve-se identificar o lado com a letra D e radiografar, e esq. Com a letra E.
OBS: as incidências mentonaso, Frontonaso dos seios também pode ser feita em ortostático p/ estudar ou avaliar o nível do liquido.
Coluna Cervical- FUCH- Submento vértice Paciente em DD com calço sob as costas p/ maior extensão da cabeça na mesa, PMS na LCM e linha de Chamberlain o mais perpendicular possível no filme no plano da mesa, RC incidindo paralelamente com a linha de Chamberlain.
Filma 18x24 long.
JUDD- Vértice Submento- Paciente em DV, PMS na LCM e cabeça extendida ao Maximo, de modo colocar a ponta do queixo ao plano da mesa, RC incidindo no topo da cabeça passando paralelamente a linha de Chamberlain indo terminar no centro do filme 18x24 long.
OBS: IR à direita do paciente, a apólice odontoide nesta incidência se projetara dento do forame occipital ou magno.
Método Otonello- Paciente em DD sobre a mesa, PMS na LCM, RC perpendicular ao nível da C2 , filme 18x24 long. Com borda inferior ao nível da incisura jugular (fúrcula esternal).
Durante a exposição dos RX o paciente fará rapidamente mastigação sem tocar os dentes com isso evitando que as vértebras saiam tremidas na radiografia o PVO deve estar paralelo ao plano da mesa e o RC paralelo a linha de Chamberlain, com bucky.
OBS: Através deste método é possível visualizar as 7 vértebras cervicais em AP.
Transoral Cervical- Essa incidência é especifica p/ visualizar a C1 (atlas).
Paciente em AP em DD ou Ortostático a cabeça simetricamente alinhada com PHA perpendicular ao filme 18x24 long. Paciente com a boca bem aberta, RC perpendicular a linha da Chamberlain no meio da boca, IR a direita
AP Cervical- Paciente em DD com PMS na LCM e cabeça extendida na proporção de + ou – 20° p/ tirar a mandíbula do osso occipital de cima da C2, RC na proporção de 10° a 15° ao nível de C3 e C4 P/ visualizar os espaçamentos inter vértebras, Filme 18x24 Long. Borda inferior ao nível da incisura jugular, com bucky, IR à direita.
...