Pensamento sistêmico e liderança
Artigo: Pensamento sistêmico e liderança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanussa • 18/9/2013 • Artigo • 405 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Conversa iniciada - Segunda
16/9/2013 17:19
Grazy Pinson
Oiii tu vai na anhanguera hj neh???
Terça
17/9/2013 21:09
Grazy Pinson
PENSAMENTO SISTÊMICO E LIDERANÇA
A competividade obriga as empresas a lidarem com as incertezas, criando flexibilidade, agilidade e qualidade nos processos e nas relações. O pensamento sistêmico compõe uma das ferramentas gerenciais que as empresas utilizam em sua metodologia para se tornarem empresas que aprendem.
Baseiam-se no método de resolver problemas em equipe. Surgiu nos anos 60, nos EUA, desenvolvido por Benjamin Tregoe. Visa analisar de modo sistemático as possíveis causas de um problema e as várias formas de corrigi-los.
O pensamento sistêmico é um sistema de idéias e uma forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos. Desenvolve-se em oito fases: criar uma equipe; descrever o problema; verificar as ações intermediárias de contenção; definir e verificar as causas da raiz; escolher e verificar as ações corretivas permanentes; implementar ações corretivas permanentes; prevenir a recorrência; facilitar a equipe. É também uma ferramenta para planejar e montar sistemas que produzam resultados.
Um aspecto bastante importante é a dimensão do conceito da liderança, sobretudo nas empresas e organizações. Liderar é estar lado a lado de sua equipe, caminhando junto com ela na busca pelo alcance de suas metas e objetivos.
O líder tem que gerenciar a si próprio, conhecendo suas forças e colocando-as a serviço dos bons propósitos.
A liderança aparece em duas dimensões: a liderança autocrática que da ênfase ao líder, enquanto a liderança democrática que enfatiza tanto o líder quanto os subordinados. E a liderança situacional que é a indicada na busca de solidez da equipe. O líder precisa ganhar mais que perder, tem competência, transforma conflitos em aprendizagem e crises em oportunidades. Valoriza as pessoas e o trabalho que elas realizam, sendo firme em suas decisões.
Organização Formal: Refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade.
Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado, que tem como algumas características prêmios e punições.
Organização Informal:Refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos)
Exemplo: Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas que fazem parte de toda a estrutura dando ênfase à motivação, podemos utilizar como exemplo empresas jornalísticas e de publicidade que utiliza métodos modernos de administração.
...