Pensando No Futuro
Ensaios: Pensando No Futuro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinaadamoli • 22/8/2013 • 335 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
Pensando no futuro
Acompanhamos dia após dia o quanto o ser humano vem destruindo e degradando nosso meio ambiente. Com o crescimento das cidades, é cada vez maior os transtornos causados por veículos, indústrias e vários outros poluidores do meio onde vivemos. Poluidores estes, que degradam nosso solo, ar e águas. O desenvolvimento é necessário sim, porem é necessário que o ser humano respeito o meio ambiente, pois é dele que dependemos para conseguir sobreviver neste planeta.
Então uma solução criada para toda essa degradação, é o desenvolvimento sustentável, que visa o desenvolvimento, buscando o crescimento econômico necessário, mas garantindo também a preservação do meio ambiente.
Porém, o ser humano é burro quando se trata de pensar muito no presente, e esquecer-se do futuro. EM busca de beneficiação no presente, o governo federal, na busca de movimentar a economia reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre diversos produtos, incluindo automóveis, como medida de estímulo ao consumo. Isso causou um aumento significativo no aumento das vendas e consequente motorização nas ruas. Com isso, é cada vez maior o crescimento de automóveis nas ruas, aumentando a poluição e a deteorização da qualidade de vida.
Entretanto, pensando nesse problema que cada vez mais vem se intensificando, e com base no desenvolvimento sustentável, foram criadas alternativas para incentivar a utilização do transporte público e do transporte não motorizado. Entre as alternativas desenvolvidas estão a criação de ciclovias e estímulo a meios de transporte alternativos, a promoção a utilização de veículos de baixo impacto poluidor e desincentivar a utilização do transporte individual.
Cada vez surgem mais alternativas e soluções para a crise que cada vez mais se agrava no meio onde vivemos. A solução é os governantes trabalharem com planejamento à longo prazo e estratégico para pensar no Brasil e no planejamento urbano de maneira mais racional, pensando no qualidade de vida das pessoas e no futuro de todos nós, não somente nos benefícios no presente.
...