Percepção Do Enfermeiro
Relatório de pesquisa: Percepção Do Enfermeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabymayer • 16/9/2014 • Relatório de pesquisa • 381 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Percepção dos enfermeiros frente ás atividades gerenciais na assistência ao usuário.
Objetivo: Identificar a capacidade do enfermeiro de um hospital geral, sobre as atividades gerenciadas na assistência aos usuários.
A pesquisa foi feita com 13 enfermeiros de um hospital público, mantido por instituição privada. Os dados da pesquisa foi realizado através de entrevistas organizadas, entre janeiro e fevereiro de 2010.
Resultados: As atividades gerenciais se sobressaíram no processo de trabalho do enfermeiro, diante disso a assistência direta ao usuário foi delegada a outros profissionais da equipe.
Conclusão: Os enfermeiros compreendem a importância de articular as ações assistenciais e gerenciais, sendo as duas ultimas vista como fator ao “cuidado”.
O trabalho da enfermagem é caracterizado pelo cuidado humano que é comprovado na ciência e tecnologia.
Nas instituições hospitalares se exige o conhecimento teórico e práticos de forma que se comprove o desenvolvimento das atividades.
No espaço de trabalho do enfermeiro, percebeu-se que a demanda de responsabilidades excedem a assistência , ou seja , o gerenciamento compreende a administração dos recursos humanos, estrutura e organização do trabalho. Visto que esta vinculado com a administração e á educação.
Por outro lado essas competências atribuídas ao enfermeiro é um dos fatores limitadores á implementação do processo de trabalho com articulações gerenciais.
Com essa excessiva carga de trabalho, influencia na prestações dos cuidados, do gerenciamento de equipe e na organização do serviço de enfermagem como um todo. Isso quer dizer que o gerenciamento não se encerra em si. Dessa forma é aconselhável que haja influência entre as ações administrativas, assistenciais e educativas, ou seja, o gerenciamento tem que ter particularidade á assistência , ao mesmo tempo as questões administrativas motiva as ações educativas.
A assistência e as atividades gerenciais desenvolvidas pelos enfermeiros, tem como propósito a qualificação do cuidado.
Porém ainda se observa a deficiência nas ações que constituem o processo de trabalho, uma vez que a desarmonia e compartimentação entre as exigências de ações assistenciais e gerenciais.
O estudo nos faz entender e compreender a ação dos enfermeiros e as suas responsabilidades no processo de enfermagem, conhecer a realidade de assistência ao paciente hospitalizado, na vivência de enfermeiros atuantes e entender como a ação gerencial pode qualificar a assistência prestada aos usuários.
Considerando esses problemas , a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de enfermeiros sobe suas responsabilidade na assistência ao paciente.
www.scielo.br.
...