Perícia Contábil
Trabalho Universitário: Perícia Contábil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tianemota • 21/9/2014 • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Auditoria Governamental NOTA: 10
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Professor: MOISÉS HOEGENN
Nome do aluno: CRISTIANE TEIXEIRA DAMOTA
Data: 07/08/14
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente os enunciados das questões e responda:
1. O Prefeito de Rio do Norte verificou que os imóveis pertencentes à prefeitura estavam registrados na contabilidade por um preço inferior ao valor de mercado. Porém, está em dúvida se para reavaliar os imóveis ele deve contratar um auditor ou um perito. Então, solicitou a você que apresentasse uma solução para o caso, indicando quais dos dois profissionais contratar e apresentando suas justificativas. (2,0 pontos)
R: A contratação deverá ser de um perito, tendo em vista ser um dos responsáveis pela avaliação de um imóvel. Cabe ao perito realizar verificações dos fatos ligados ao patrimônio individualizado, visando oferecer opinião, mediante as propostas. Para tal opinião, realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramento, em suma todo e qualquer procedimento necessário a opinião. No caso da contratação de um o auditor tem em vista a realização de exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão em conformidade à consecução dos objetivos, que não é o caso da contratação do Prefeito do Rio Norte, diante da situação exposta.
2. Um grupo de três auditores governamentais (Antônio, Bernardo e Carlos) está realizando o planejamento de uma auditoria na Secretaria de Educação de um município. Como os auditores ainda não têm experiência suficiente, eles estão em dúvida sobre a relação entre controle interno e auditoria. O auditor Antônio afirmou que:
- Não há qualquer importância dos controles internos para nossa auditoria. Nosso trabalho é independente, ou seja, externo, e não deve levar em consideração se na Secretaria de Educação há ou não controles internos. Esses controles são utilizados pelos gestores do órgão e não temos que nos preocupar com eles.
Já o auditor Bernardo tem a seguinte opinião:
- Acredito que os controles internos são importantes para o órgão público, mas não para a auditoria externa, que é o nosso caso. Então não devemos levar em consideração a qualidade dos controles internos em nosso trabalho.
Por fim, o auditor Carlos expressou seu pensamento:
- Os controles internos são sim importantes para no nosso trabalho e devemos considerá-los em nossa auditoria. Quanto melhor os controles internos, menos testes de auditoria teremos que fazer.
Com base na opinião dos três auditores e no caso acima, posicione-se diante das seguintes questões:
a) Com qual dos auditores você concorda? Justifique sua opinião. (1,0 ponto)
R: O auditor Carlos, tendo em vista que o controle interno é uma ferramenta muito importante para execução da auditoria externa. O controle interno é um conjunto de procedimentos internos que tem o objetivo de evitar a ocorrência de erros.
b) Cite 03 exemplos de controle interno. (1,0 ponto)
R: Controles Internos, Contabilidade, Administração de Material e Patrimônio, Compras e Licitações, Administração Financeira, etc.
c) Há relação entre controles internos e auditoria? Justifique. (1,0 ponto)
R: Sim, porque o controle interno é o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que os objetivos dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público e auditoria é a atividade de controle, realizada consoante normas e procedimentos de auditoria, que compreende o exame detalhado, total, parcial ou pontual, dos atos administrativos e fatos contábeis com a finalidade de verificar se as operações foram realizadas de maneira apropriada e registradas de acordo com o aparato legal. Portanto as duas verificam se estão sendo cumpridos as normas e objetivos dos órgãos.
...