Pesquisa De Mercado
Casos: Pesquisa De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriamih • 2/10/2014 • 2.734 Palavras (11 Páginas) • 269 Visualizações
PESQUISA DE MERCADO
VARIAÇÃO DE PREÇOS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO
Pesquisa científica construído para a disciplina de Economia, apresentado a professora do 1º ciclo, módulo B, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Una de Contagem, para análise e socialização de suas propostas.
Professora: Renata Moreira Lopes.
Contagem
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .............................................................. .p. 03
1.1OBJETO .............................................................. .p. 03
2 ASPECTOS METODOLÓGICOS ............................................................... p.03
3 INFLAÇÃO ............................................................... p.04
4PLANO REAL ............................................................... p.07
5 CRONOGRAMA DE VISITAS ............................................................... p.08
6 EMPRESAS AVALIDADAS ................................................................p.08
7 ANALISES DE RESULTADOS ............................................................... p.17
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... p.18
REFERÊNCIAS ............................................................... p.19
LINHA DE PESQUISA
Pesquisa de mercadológica.
SUBTEMA
Variação de preços do ponto de vista econômico.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade mensurar as alterações de preços dos produtos do comércio varejista de carnes, por meio de pesquisa de campo nos município de Belo Horizonte, Betim e Contagem, situados no Estado de Minas Gerais, visando o atual cenário do mercado.
A influência sobre a variação dos preços das carnes está relacionada a alguns fatores como: concorrência, aumento dos custos fixos e variáveis do empreendimento, peso reduzido do dos animais bovinos, suínos e aves, clima e a oscilação do número de ofertantes e demandantes.
Abordaremos um dos fatores mais discutidos no Brasil e mundialmente, a inflação, hiperinflação inclusive seus efeitos na economia. Os reflexos preexistentes dos planos econômicos de Bresser, Verão, Collor, Cruzado e Real.
OBJETIVO
Avaliar a variação de preços de produtos de um comércio varejista de carnes.
2. ASPECTOS METODOLÓGICOS
A partir dos propósitos pré-definidos de pesquisa, apresentam-se abaixo os aspectos metodológicos aqui envolvidos:
Objeto da pesquisa: identificar a variação de preços de determinados produtos de um comercio varejista de carnes.
Método de coleta de dados: este estudo será feito através de uma pesquisa de campo, onde será avaliada a variação do preço de determinados produtos no comércio varejista de carnes, visando o atual cenário do mercado e pesquisa bibliográfica.
Tratamento dos dados: quantitativo através de tabelas. Segundo Marconi e Lakatos (2008, p.4), o tratamento quantitativo deve ser expresso, sempre que possível “com medidas numéricas. O pesquisador deve ser paciente e não ter pressa, pois as descobertas significativas resultam de procedimentos cuidadosos e não apressados.” (GOODE; HATT, 1969: 408 apud MARCONI; LAKATOS, 2008, p.139).
3. INFLAÇÃO
3.1 Conceito de Inflação
Para Souza (P. 44), inflação é: “o aumento continuo e generalizado dos preços dos bens e serviços em uma economia”. Como a inflação representa uma elevação dos preços monetários, ela significa que o valor real da moeda é depreciado pelo processo inflacionário. Dentro desse conceito para Lanzana (pag. 105) é importante se destacar que a inflação: “é um processo e não um fato isolado; envolve aumentos contínuos e não esporádicos de preços; e aumentos generalizados de preços e não isolados”.
3.2. Tipos de Inflação
De demanda: ocorre juntamente quando a demanda agregada se encontra acima da oferta agregada, gerando pressão inflacionária. O aumento de demanda pode ser ocasionado pelo aumento da renda disponível, pela expansão dos gastos públicos, do credito, redução de taxas de juros e a expectativa dos agentes econômicos.
De custo: ocorre devido à elevação dos custos de produção, que são repassados ao bens ou serviços finais.
Inercial: consiste no conceito de que a causa da inflação pode ser a própria inflação, isto é, aquela que persiste por inercia. Em economias inflacionarias os agentes tendem a subir os seus preços por antecipação, visando evitar prejuízos futuros.
3.3 A evolução da inflação no Brasil
O primeiro plano de estabilização de porte da década de 1980 foi o Plano Cruzado, implementado em fevereiro de 1986. A ideia central desse plano é que a inflação brasileira tinha um forte componente inercial e o conflito distributivo estava acirrado entre os agentes econômicos. As principais medidas do Plano Cruzado foram: O congelamento de preços e salários e uma reforma monetária, que consistiu em mudar o nome da moeda de cruzeiro para cruzado, além de dividir o seu valor por mil. Nos primeiros meses do plano cruzado tivemos ate deflação, ou seja, queda no nível de preços, fato inédito na economia brasileira.
Entretanto o setor publico não acompanhou o congelamento dos preços com a devida austeridade em seus gastos. O déficit cresceu bastante e a inflação reapareceu com a força a partir do final de 1986.
Em junho de 1987 foi implementado o Plano Bresser, que também congelava preços e salários, mas agora
...