Pesquisa Qualitativa
Casos: Pesquisa Qualitativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lebreia • 23/6/2014 • 380 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
A realização de uma pesquisa qualitativa, no caso uma entrevista, proporciona uma discussão sobre as impressões a partir da realização da coleta de dados.
Esse método qualitativo caracteriza-se pelo fato do ambiente natural agir como fonte de coleta dos dados e o pesquisador como o instrumento principal. Apresenta também caráter de descrição, com o objetivo de descobrir os significados que as pessoas dão ao tema que foi proposto e que esta sendo investigado. A pesquisa qualitativa se divide em três etapas: sua elaboração, coleta de dados e a análise.
A elaboração é uma das etapas mais importantes da pesquisa, pois ela que define a trajetória da investigação. Essa fase do planejamento deve investir tempo e empenho, porque assim na execução da pesquisa, não haja problemas metodológicos e logísticos.
Existem diversas formas de coletar dados, destacando-se a entrevista. Ela é eficiente para obter informações do que a população sabe, crê, espera, sente ou desejam, e também as explicações de fatos que ocorrem no dia a dia. O sucesso da entrevista depende fundamentalmente da relação pessoal estabelecida entre entrevistado e entrevistador e para isso acontecer o planejamento, a escolha do entrevistado, o tempo disponibilizado por ele e que tenha alguma familiaridade com o tema.
A capacidade de organização e conhecimento do pesquisador, utilizando as etapas da metodologia é algo essencial para a realização de uma boa pesquisa.
Existem casos que a entrevista não pode funciona ou não pode nem ser utilizadas. Em um contexto que o anonimato dos participantes tem que ser preservado é preciso buscar uma nova forma de levantar dados.
Entrevistas são fundamentais quando o mapeamento de práticas, crenças, valores, classificação socioeconômica são os principais objetivos. Nesse caso, se forem bem feitas, o pesquisador consegue levantar informações consistentes que descreve e compreende o resultado obtido, o que é mais difícil com outros instrumentos de coleta de dados.
Durante a análise, o material é lido, relido e interpretado. A resposta do entrevistado tem valor nela mesmo quando é utilizada como forma de conhecimento e não pode ser usada como mera ilustração. Os depoimentos podem, em muitos casos, modificar as idéias que o entrevistador possuía a respeito antes de começar a pesquisa. Por isso, é necessário estar preparado para as surpresas e ao imprevisível, porque desse modo revê os conceitos e assim uma nova entrevista é feita.
...