TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Social

Exames: Pesquisa Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 11

Este relatório integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Pólo Caruaru/PE, realizado em grupo, tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, que será apresentando aofinal deste. Este desafio proporcionou ao grupo um contanto com aparato teórico emetodológico necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade e.O Grupo compreende que é de fundamental importância para atuação profissional noServiço Social as etapas propostas neste trabalho, pois contribuíram para o planejamento eelaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa compreendendo ediferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além é clarode capacitar para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social,verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão Social

.

RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO

:

Nesta etapa, o grupo realizou leitura informativa sobre o texto de MATTOS (2011),que aborda o tema: “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando escapar doshorrores metodológicos)”, a fim de mapear os fundamentos metodológicos do trabalhocientífico. Refletindo sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum,assim como sobre a relevância das condutas de pesquisa, utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação.Ao final desta o grupo realizou um relatório composto por um resumo do textoindicado, destacando a preponderância do pensamento científico e sua metodologiaenquanto pilar para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social, paratanto foi estudado as orientações de leitura e elaboração de resumo de LAKATOS (2012, p.15-72). Segue relatório

Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentandoescapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”:

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção deconhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatadocom base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dámargem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas. No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nessesentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “oucientistas verificam que”.Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, eé de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis.Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos eque a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade ondeestão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço ondeestão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é ocomportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto. Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos pares; contudo faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das idéias para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada

FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO:

Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas afim de inteirar-se sobre as diferentestécnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização deconhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica”LAKATOS (2012), observando os principais pontos.Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentaçãoteórica do projeto, juntamente com a escolha de um, dentre os textos selecionados paraassim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico do mesmo.

Segue as etapas realizadas:

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ISSN 21-76-8498, Vol. 4, No 4 (2008) Disponívelem:<http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1592/1525>.Acesso em: 04 nov.2012.

PROPOSTA DO TRABALHO

Apresenta uma Síntese da família na perspectiva sócio histórica, mostrando as suasfunções sociais, a sua relação com o Estado, a comunidade e com ela mesma, e osdiversos conceitos que estão atualmente vinculados a ela e a efetivação ou não dafunção social.

2- FAMÍLIA NA PERSPECTIVA CRITICA

Afirma que a família é uma construção social, uma instituição social, e que é precisouma visão crítica para compreendê-la desnaturalizando-a e analisando a família na perspectiva sócio-histórica, refere-se as mudanças de tempo e espaço.

3 -FAMÍLIA E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL

Explana aspectos da exclusão social como: discriminação, preconceito e abandonodirigidos, a um segmento etário, a moradores de um local (país, cidade, bairro), aos portadores de deficiência, a uma determinada etnia, gênero, a pessoas que seencontram em situação de vulnerabilidade e outros.

4- FAMÍLIA COMO DEMANDA PARA O SERVIÇO SOCIAL

Explica a participação do assistente social que tem o papel de mediador entre ossujeitos e a coletividade, vincula o privado e o público, seus membros com o Estado ealém disso a família se caracteriza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com