Pesquisa da Teoria Maturacional do Desenvolvimento
Por: Matheus Ribeiro Irm • 24/3/2019 • Projeto de pesquisa • 672 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a): Cleber Teixeira de Assumpção
Matrícula: D1229F-6 Turma: EF6P20 Campus: Norte
- APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Pesquisa da Teoria Maturacional do Desenvolvimento de Gessel
DATA: 19 de março de 2019
LOCAL: São Paulo - SP
CARGA HORÁRIA: 5 Horas
OBJETIVOS:
Pesquisar as diversas formas como a Teoria Maturacional do Devolvimento de Gessel foram descritas e como elas descrevem as fases e estágios do desenvolvimento humano. A partir da interação com ambiente e da maturação sistema nervoso.
- ANÁLISE
A teoria de Gessel foi fundamentada de forma em que através da observação ele relatou e documentou as fase e estágios de desenvolvimento de crianças. Todas as transformações e etapas observadas por ele vieram a contribuir com outros estudiosos que fizeram outras observações que complementaram o seu estudo. Todas as fases descritas por ele dão suporte até hoje para a medida de desenvolvimento motor. Usando deste estudo os profissionais de Educação Física tomam conhecimento e embasamento para descrição de atividades e elaboração de atividades para com seus alunos, de forma especial com as crianças. Partindo do conceito de que o desenvolvimento motor está ligado ao ambiente e as exigências propostas em tarefas e as propriedades de cada indivíduo. Sendo está a ideia que culminou o direcionamento de novas abordagens para o estudo do desenvolvimento motor. Deve-se ressaltar que a Educação Física tem um papel de grande relevância à medida que ela tem a função de estruturar o meio ambiente adequado para a criança e ao adolescente. Essa experiência oferece conhecimentos que resultam numa contribuição exemplar ao desenvolvimento humano, principalmente o desenvolvimento motor, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. A Educação Física proporciona o aprimoramento do desenvolvimento motor, principalmente na motricidade do aluno. Habilidades como motricidade global, motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal e espacial. O profissional de Educação Física utilizando desse conhecimento utiliza sua aula para ser mais que um momento de recreação ou atividade física e sim promoção do desenvolvimento de seus alunos.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Compreender o processo evolutivo do controle motor e da coordenação motora é fundamental para compreendermos como vivemos. É importante também que saibamos que ao longo da vida ocorrem mudanças no desenvolvimento motor, o qual inicia-se na sua concepção (nascimento) e vai até a morte, podendo durante esse processo por fatores internos ou externos ocorrer regressões. Como profissional de Educação Física, é importante trabalharmos com nossos alunos compreendendo o processo de aprendizagem e desenvolvimento motor. Incorporando experiências de aprendizado que são apropriadas não somente às idades cronológicas, mas também a maneira mais importante aos níveis de desenvolvimento. Considerando cada etapa e estagio, levando em conta a maturação e evolução do aluno, e desta forma respeitar as limitações para que não haja cobranças desnecessárias, em especial com crianças. A Educação física deve compreender as fases de forma que possa contribuir para o desenvolvimento motor, cógnito e social. Trazendo para suas aulas atividades propícias para contribuir de forma prazerosa.
...