A Teoria Do Desenvolvimento Humano Segundo Erik Erikson
Artigos Científicos: A Teoria Do Desenvolvimento Humano Segundo Erik Erikson. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22121966 • 8/3/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 2.106 Visualizações
A teoria do desenvolvimento humano segundo Erik Erikson
Resumo.
Trata-se de uma abordagem didática sobre a teoria psicossocial do desenvolvimento humano que se embasa no princípio epigenético que sustenta que o desenvolvimento humano, ocorre em estágios sequenciais e claramente definidos. Cada um desses estágios deve ser satisfatoriamente resolvido, para que o desenvolvimento avance sem problemas. De acordo com o modelo epigenético, caso não ocorra a resolução eficaz de um determinado estágio todos os estágios subsequentes refletirão esta falha, na forma de desajuste físico, cognitivo, social ou emocional. Daí a grande importância de conhecer esse assunto na área da Sociologia.
Erikson defende que a energia ativadora do comportamento é de natureza psicossocial e que o processo de desenvolvimento humano da personalidade ocorre por meio dos processos biológico, psíquico e social.
O desenvolvimento psicossocial para o autor e sinônimo de desenvolvimento da personalidade e decorre ao longo de oito estágios que, no seu conjunto, constituem um ciclo da vida. Que são:
1º confiança básica x desconfiança básica
2º autonomia x vergonha e dúvida
3º iniciativa x culpa
4º diligência (empenho) x inferioridade
5º identidade x confusão de identidade
6º intimidade x isolamento
7º produtividade x estagnação
8º integridade x desesperança
Um dos conceitos fundamentais da teoria de Erikson é o de conflito ou crise que o indivíduo vive ao longo dos períodos por que vai passando, desde o nascimento ao final da vida. Cada conflito deve ser resolvido positiva ou negativamente pelo indivíduo.
A impressão que tenho é que dada a complexidade de culturas, ambientes e indivíduos, faz-se necessário muita sensibilidade e conhecimento do comportamento humano para uma educação ou reeducação psicossocial. E segundo o próprio autor, ”A cada etapa o indivíduo cresce a partir das exigências internas de seu ego, mas também das exigências do meio em que vive, sendo portanto essencial a análise da cultura e da sociedade em que vive o sujeito em questão.
...