Pesquisa em serviço social
Por: tiasazia • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.367 Palavras (18 Páginas) • 114 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP
POLO COTIA/SP
ANA PAULA ROQUE ESTEVES BERNADO RA 8349783585
EDNALVA VIANA BATISTA RA 8346773449
FLÁVIA MENDES JARDIM RA 9984658000
MARIA DA PENA SANTOS NASCIMENTO MONTEFUSCO RA 7924686759
VERONICA COSTA LIMA RA 7702658002
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Disciplina: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Atividades Práticas Supervisionadas elaboradas para fins de avaliação da Disciplina: Pesquisa em Serviço Social,sob orientação da Profª Tutora á Distância, Profª. e Profª. Tutora Presencial Silvana Aparecida da Silva
Cotia – SP
2015
Desigualdade Social no Brasil
A Desigualdade Social no Brasil afeta grande parte dos brasileiros, mesmo que nos últimos anos, as estatísticas apontem para sua diminuição. Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-2011) na avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) demonstram a diminuição da pobreza e consequentemente da desigualdade social no Brasil.
Causas e Consequências
Isso ocorre devido à má distribuição de renda, as principais consequências da desigualdade social no Brasil são observadas nas favelas,violência, marginalização pobreza, miséria, desemprego, desnutrição. O Brasil esta entre os 10 países do mundo com o PIB mais alto é o 8º país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Os estudiosos têm propostas para solucionar o problema, como por exemplo, aliar a democracia com eficiência econômica e justiça social.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
- Falta de acesso à educação de qualidade
- Política fiscal injusta
- Baixos salários
- Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte
público e saneamento básico.
Veja também o artigo sobre a Desigualdade Social no Mundo.
Coeficiente de Gini
”Desenvolvido pelo demógrafo, estatístico e sociólogo italiano, Corrado Gini (1884-1965), no ano de 1912, o "Coeficiente ou Índice de Gini" mede as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de riqueza e de educação. No Brasil, em 2011 o índice de Gini, na área social, foi de 0, 527 demonstrando o menor número desde 1960 (0, 535). Na lógica do sistema de Gini, quanto mais próximo de zero, menor é a desigualdade.”
Cadastro Único
Conhecido por "CadÚnico", o "Cadastro Único para Programas Sociais" foi criado durante o governo do Fernando Henrique Cardoso, em 2001. Ele é um dos principais instrumentos responsável pelo preenchimento de dados e informações a que vem a identificar todas as famílias de baixa renda no Brasil. Oferece a inclusão por meio de programas de assistência social e redistribuição de renda.
Plano Brasil Sem Miséria (BSM)
O Plano Brasil Sem Miséria, criado em 2011, tem o objetivo de desenhar o mapa de pobreza do Brasil. O plano propõe o rompimento das barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que separam as pessoas e regiões, no campo e na cidade, identificam e inscrevem as pessoas de baixa renda que, por algum motivo, não recebem auxílios, como por exemplo, o Bolsa Família.
No campo, está concentrada a maior parcela, que é de 47 % do público do plano, e as estratégias usadas para o meio rural, estão focadas na produção do agricultor que são: Assistência Técnica, Fomento e Sementes, Programa Água para Todos, Acesso aos mercados (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA) e Compra da Produção.
Na cidade, o foco está nas oportunidades de trabalho para os mais pobres, e as estratégias propostas pelo Plano são: Mapa de Oportunidades, Qualificação de Mão de Obra, Intermediação Pública de Mão de Obra, Ampliação da Política de Microcrédito e Incentivo à Economia Popular e Solidária.
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), na área do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é responsável por coordenar a oferta de vagas dos cursos de formação inicial e continuada com atuação na qualificação profissional. O Plano Brasil Sem Miséria já previne a capacitação de um milhão de pessoas inscritas no "Cadastro Único" até 2014.
Curiosidades
- Segundo o Fórum Econômico Mundial (2013), a principal causa das manifestações ocorridas no Brasil em 2013 foi à desigualdade social.
- Estima-se no Brasil que 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema.
- Nestes últimos anos, 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões chegaram à classe média.
- O (IPEA)Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mostra que as transferências do Programa Bolsa Família são responsáveis por 13% da diminuiçãoda desigualdade.
- Dentre os demais Programas Públicos Sociais do Brasil temos:O Bolsa Família, Rede Cegonha Previdência Rural, Brasil Alfabetizado, Saúde da Família, Mais Educação,Brasil Sorridente,
- O Data Social é o banco de dados e de indicadores que nos permite visualizar o panorama social, perfil econômico e estrutura demográfica de municípios e estados brasileiros.
- A Identificação de Localidades e Famílias em Situação de Vulnerabilidade (IDV) é uma ferramenta de construção de mapas que apresenta dados, indicadores de pobreza, situações de vulnerabilidade, bem como grupos populacionais específicos ao nível de estados, municípios e setores de pesquisa do Brasil.
Desigualdade social e a pobreza
A desigualdade social e pobreza são problemas sociais que atingem a maioria dos países nos dias atuais. A pobreza existe em países sejam eles pobres ou ricos, mas desigualdade social ocorre principalmente em países que não são desenvolvidos.
...