Pet Glamour
Exames: Pet Glamour. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dani.rh • 13/10/2013 • 1.412 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
A primeira , na biologia , por meio da ecologia. A segunda , na economia , como adjetivo do desenvolvimento , em face da percepção crescente ao longo do século XX de que o padrão de produção e consumo em expansão no mundo , sobretudo no último quarto desse século , não tem possibilidade de perdurar .
Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo ( 1972 ) e Rio ( 1992 ) , nasce a noção de que o desenvolvimento tem , além de um cerceamento ambiental , uma dimensão social .
Nessa , está contida a ideia de que a pobreza é provocadora de agressões ambientais e , por isso , a sustentabilidade deve contemplar a equidade social e a qualidade de vida dessa geração e das próximas .
O relatório Brundtland ( 1987 ) abriu um imenso debate na academia sobre o significado de desenvolvimento sustentável .
Defendemos em outro texto ( Nascimento & Costa , 2010 ) , presente também em Nobre & Amazonas ( 2002 ) , que o Desenvolvimento Sustentável ( DS ) se tornou um campo de disputa , no sentido utilizado por Bourdieu , com múltiplos discursos que ora se opõem , ora se complementam .
Como exemplo , Redclift ( 1987 ) considera o Desenvolvimento Sustentável ( DS ) uma ideia poderosa , enquanto Richardson ( 1997 ) chama-o de fraude , pois tenta esconder a contradição entre a finitude dos recursos natu- Trajetória da sustentabilidade : do ambiental ao social , do social ao econômico Elimar Pinheiro do Nascimento A 52 estudos avançados 26 ( 74 ) , 2012 rais e o caráter desenvolvimentista da sociedade industrial .
Na sua assimilação pela sociedade , encontra- se a possibilidade da adoção de medidas que venham efetivamente a mudar o rumo do desenvolvimento , levando-o da jaula do crescimento econômico material para a liberdade do desenvolvimento humano , enquanto ampliação das oportunidades ( Sen , 2000 ) .
Na primeira , desenham-se , de forma sucinta , as origens e o contexto do surgimento da noção da sustentabilidade , transformada em Desenvolvimento Sustentável ( DS ) por meio dos embates na arena internacional .
Na segunda , examina-se a questão das dimensões do desenvolvimento sustentável mostrando os limites de uma compreensão restrita a três – ambiental , econômica e social .
Na quarta , analisam-se três respostas , atualmente em construção , à crise ambiental .
Conclui-se indagando sobre as mudanças na trajetória da noção de desenvolvimento sustentável .
Origens e contexto A ideia de sustentabilidade ganha corpo e expressão política na adjetivação do termo desenvolvimento , fruto da percepção de uma crise ambiental global .
Os outros , preocupados em não sofrerem restrições à exportação de seus produtos primários e não terem seu desenvolvimento obstruído .
Posta dessa forma , a questão ambiental deixava de ficar restrita ao meio natural e adentrava o espaço social .
Graças a esse embate , o binômio desenvolvimento ( economia ) e meio ambiente ( biologia ) é substituído por uma tríade , introduzindo-se a dimensão social .
que propunha a desaceleração do desenvolvimento industrial nos países desenvolvidos , e do crescimento populacional , nos países subdesenvolvidos .
O primeiro , em 1971 , não terá influência sobre a reunião de Estocolmo , mas no desenvolvimento posterior da reflexão sobre a economia .
A consequência foi a formação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ( CMMAD ) , dirigida pela ex-primeira- ministra norueguesa Gro Harlen Brundtland , cujo relatório de 1987 ( Our common future ) tinha como missão propor uma agenda global para a mudança .
Constituiu o maior esforço então conhecido para conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico , cujo porto de chegada denominou- se Desenvolvimento Sustentável .
Sua definição tornou-se clássica e objeto de um grande debate mundial ( Lenzi , 2006 ) : “Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades” .
Introduz-se a noção da intergeracionalidade no conceito de sustentabilidade , associando-a à noção de justiça social ( redução das desigualdades sociais e direito de acesso aos bens necessários a uma vida digna ) e aos valores éticos ( compromisso com as gerações futuras ) .
Our common future coloca-se contra os efeitos do liberalismo , que naquela época provocava o aumento das desigualdades sociais entre os países , e consagra a dimensão social como parte integrante da questão ambiental : “A pobreza é uma das principais causas e um dos principais efeitos dos problemas ambientais do mundo .
Em 1989 , a Assembleia das Nações Unidas aprovou a convocação da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ( Cnuestudos avançados 26 ( 74 ) , 2012 55 mad ) para 1992 , conhecida como Rio-92 .
A Declaração do Rio segue a mesma linha das decisões da reunião de Estocolmo , relacionando meio ambiente e desenvolvimento , por meio da boa gestão dos recursos naturais , sem comprometimento do modelo econômico vigente .
Os modelos de desenvolvimento que prevalecem no mundo e que produziram ganhos importantes para o desenvolvimento humano por várias décadas demonstram sinais irrefutáveis de crise .
...