Pet Glamour
Trabalho Universitário: Pet Glamour. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavio252 • 24/5/2014 • 553 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Questão 1-
Sim. Pois a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. E para tal, necessita de dados, informações corretas e subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão. E estes e outros dados, são fornecidos através da contabiliade.
Questão 2-
Fornece informações através de relatórios contábeis resumos periódicos e ordenados, que abrangem informações econômico-financeiras como as referentes ao patrimonio, ao capital, as despesas, às receitas e às despesas de fluxo de caixa etc.
Questão 3-
Seu objetivo é fornecer informações economicas para fornecedores, bancos, investidores, funcionarios e sindicatos. Auxilia também as entidades na tomada de decisões, já que ela reúne as informações contábeis da organização em seu diário e razão balancete de verificação.
Questão 4-
Neste caso, deve-se apresentar a escrituração e o registro contábil em data próxima. E em seu histórico apresentar as datas efetivas das ocorrências e a razão do atrazo.
Questão 5-
Segundo o consultor e administrador de empresas a contabilidade é fator importante da viabilização do sucesso empresarial. Isto porque, sem dados confiáveis, como poderão os gestores empresariais tomarem decisões adequadas sobre custos, rentabilidade, retorno de investimentos e tantas outras, que afetam diretamente o andar da carruagem dos negócios?
Percebi que, nas empresas onde a contabilidade era apenas uma obrigação fiscal, a vulnerabilidade das decisões levava aos administradores a cometer maiores erros. Em determinadas empresas, por exemplo, a contabilidade estava com atraso de mais de 6 meses, ou não tinha conciliação das principais contas, e já não se prestava para análise gerencial. Simplesmente, as decisões eram tomadas com base em “palpites”!
Vejamos um exemplo prático de como a contabilidade pode auxiliar na tomada de decisão:
Determinada empresa tem 2 linhas de produtos principais – X e Y. O grupo de produtos X é altamente lucrativo, e o Y é deficitário. Questionam os administradores, diante da impossibilidade de aumentar os preços: - a linha de produtos Y deve ser eliminada da comercialização?
Pela contabilidade de custos, apurou-se que o grupo de produto Y tem 8 produtos principais (Y1 a Y8), e somente 2 (Y1 e Y2) são deficitários. Concluiu-se que o prejuízo dos produtos Y1 e Y2 é que gerava o déficit, dentro do grupo. A gerência passou a receber relatórios mais específicos, por custo de produto, e concluiu que os produtos Y3 a Y8 devem ser mantidos, enquanto os produtos Y1 e Y2 sofrerão alterações, visando adequar seus custos aos preços de venda. Foi dado um prazo de 6 meses para que estas alterações pudessem reverter o quadro de prejuízos dos referidos produtos.
Contabilmente, a apuração do custo de produtos por linha, por produto, e até por operação, pode viabilizar dados importantes para tais análises. Veja-se no exemplo dado, que numa primeira avaliação, a gerência tinha a informação que todo o grupo de produtos Y era deficitária, quando, de fato, apenas 2 produtos (Y1 e Y2) é que estavam gerando respectivos prejuízos.
Se a gerência
...