Pim Natura
Artigo: Pim Natura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anadezem • 18/5/2014 • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 783 Visualizações
CONCEITO DE PLANO DE NEGÓCIO
A princípio podemos dizer que plano de negócio é como um documento de planejamento, um modelo que sustenta a empresa, esse planejamento ajuda o autoconhecimento do seu negócio elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendedor, isso não se aplica somente a abertura ou sondagem de uma empresa, mas também a uma simples organização de uma festa, uma viajem, a decoração de uma casa e tudo aquilo que desejar que dê certo; e para que isso ocorra é necessário um minucioso planejamento e para que se tornem realidade é preciso construi-las passo a passo. Em uma viajem por exemplo é preciso planejar , nele deve conter o local que deseja ir, decidir o tempo de viajem, se vai de carro, ônibus ou avião, o valor do combustível, quanto levar de dinheiro para passeios, imprevistos, malas, hotel e várias outras coisas.
Os objetivos deste plano é testar a viabilidade de um conceito, orientar o desenvolvimento das operações e das estratégias a seguir, atrair recursos, transmitir credibilidade, desenvolver a equipe de gestão, esse planejamento estratégico define as diretrizes de ação da empresa, a curto e médio prazo, para alcançar os objetivos.
Analisar e controlar as atividades financeiras da empresa, o caminho do lucro se dá por uma gestão financeira eficiente.
No plano de negócio empresarial estará registrado o conceito da empresa, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negocio. Além de ser um ótimo instrumento de apresentação para o empreendedor que procura um sócio ou um investidor.
Permite desenvolver idéias a respeito de como o negócio deve ser conduzido. É uma oportunidade de cometer erros no papel, em lugar da vida real, e consequentemente podendo mudar os planos iniciais, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como o mercadológico, o financeiro e o operacional.
IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO E SUA DEFINIÇÃO
Através desse conceito podemos perceber que esta ferramenta administrativa serve como um apoio ao empreendedor, independente de sua formação ou experiência sobre o empreendimento em questão.
Porem a razão principal de estruturar um plano de negócio é que não conseguimos o ver o por inteiro, cada empreendedor é especialista em alguma atividade, portanto o uso do plano vem suprir esta dificuldade e mostrar de forma completa!
O Plano é muito importante, pois nele podemos constatar tais as informações:
* Validar a idéia de um novo produto ou serviço.
* Orientar a implantação de um negócio.
* Identificar a oportunidade e transformá-las em diferencial.
* Diminuir a probabilidade de morte precoce da empresa.
* Capitalizar recursos junto aos investidores e ao mercado.
* Diminuir riscos.
* Identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias.
* Desenvolver uma empresa já existente, mas com idéias inovadoras.
* Ser instrumento de comunicação para diferentes públicos.
* É uma ferramenta de negociação e contribui para aprovação de empréstimos nos bancos e para o acesso a linhas de financiamentos.
Mesmo com todas estas razões, poucos empreendedores utilizam este documento como uma forma de planejar suas ações iniciais ou de gerenciar o seu negócio.
Muitos acreditam ser perda de tempo elaborar um plano, um projeto e culminam na mortalidade de empresas. As taxas de mortalidade de empresa no Brasil são:
* Empresas com até 2 anos de existência = 49,4% de mortalidade;
* Empresas com até 3 anos de existência = 56,4% de mortalidade;
* Empresas com até 5 anos de existência = 59,9% de mortalidade.
As principais causas para o fechamento destas empresas, na opinião dos empresários envolvidos, baseiam-se principalmente em questões relacionadas a problemas gerenciais, tais como:
* Falta de capital de giro;
* Problemas financeiros (muitas dívidas);
* Ponto de venda inadequado;
* Pouco conhecimento sobre gerenciamento do negócio;
*
...